10/10/2018
Câmara sedia exposição dos CAPs no Dia Mundial da Saúde Mental
Ramos - CMC
CAPs expõe mais de 150 peças produzidas por seus pacientes

Uma exposição de produtos artesanais confeccionados por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial Social de Cuiabá (CAPs), está sendo realizada no saguão da Câmara Municipal. O evento é coordenado pela gerencia das Residências Terapêuticas (6) e CAPs (4) do município. São mais de 150 peças expostas, em sua maioria utilidades domésticas. Esses trabalhos são uma das motivações dos pacientes, conforme explica a coordenadora em Saúde Mental do município, Roseli Batista Costa.

"Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental, e esta é uma das ações alusivas à data. A exposição permanece até às 16h. Trata-se de uma iniciativa importante para os próprios pacientes dos CAPs e Residências Terapêuticas. As atividades de confecção auxiliam em muito no tratamento ofertado pelas casas. Temos várias oficinas formadas e com rendimento satisfatório no dia a dia", explicou.

A renda da comercialização dos produtos será revertida para aquisição de mais materiais para as oficinas, salientou. "É assim que damos sequencia às atividades terapêuticas. Com essas atividades observamos a satisfação dos pacientes. Concluir um trabalho para muitos deles  é um grande desafio".

No geral, somando-se os CAPs e Residências Terapêuticas - enfatizou Roseli Batista Costa - o município assiste a mais de 30 mil pessoas. Ela considera que o trabalho é complexo e árduo, porém compensador. "Os bons resultados da nossa persistência são evidentes. Saber que podemos contribuir para garantir maior tranquilidade ao ser humano, motivando-o gradualmente para o simples ato de viver, é gratificante. Quando as pessoas nos procuram, é porque estão realmente necessitadas".

Também integrando a exposição, o técnico em Redução de Danos, Sérgio Rocha, que atua na prevenção ao uso de álcool e drogas, disse que a mostra é motivadora pois traz conhecimento à comunidade acerca das ações sociais realizadas pelos CAPs da rede municipal. Opinião compartilhada por Therezinha Nascimento Borssari, oficineira do CAPs Adolescer, situada no bairro Jardim Europa.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues