19/09/2018
Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
Assessoria de imprensa
O vereador por Cuiabá, Delegado Marcos Veloso (PV) apresentou moção de pesar pelo falecimento do militante das causas quilombolas e raciais, Antônio Benedito da Conceição, o popular Antônio Mulato. Líder da comunidade de Mata Cavalo, localizado em Nossa Senhora do Livramento, Mulato era um dos quilombolas mais velho do país.

“Mato Grosso perde um de seus mais ilustres e dinâmicos homens públicos e dedicados à causa dos quilombolas e daqueles que preconizam as liberdades individuais, de raça, de credo, religiosa, enfim, um cultivador das ações democráticas e que resultam a união e integridade da sociedade brasileira”, justificou em suas condolências, Marcos Veloso.

Antônio Mulato faleceu no último sábado (15) aos 113 anos de idade. Ele sempre viveu no quilombo de Mata Cavalo, onde empreendeu uma luta diária pelas igualdades raciais, destacando-se pelo seu temperamento cordial e de manutenção de diálogo. Em 1940, por exemplo, conseguiu instalar a primeira Escola Pública em uma comunidade quilombola.

“Antônio Mulato deixou um legado extenso de atividades sociais e políticas. Um homem público e pai de família, que jamais deixou de reconhecer e amar o seu povo e a sua gente, lutando pelos ideais de liberdade e dedicação ao próximo, marcas registradas em sua vida”, declarou Marcos Veloso em referência a história de luta do centenário.

O vereador esteve no velório de Antônio Mulato, no domingo (16), realizado na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Livramento, levando os sentimentos aos familiares do ancião.