05/09/2018
Câmara celebra os 40 anos da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
Brunna Maria - CMC

O vereador Marcelo Bussiki (PSB) homenageou nesta quarta-feira (5) os militares da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Mato Grosso - “Brigada Barão de Melgaço”, bem como reconheceu a importância da instituição que completa 40 anos em 2018. A comemoração ocorreu durante a sessão solene em alusão ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto.

De acordo com o vereador, é importante o reconhecimento da instituição e dos militares, em razão dos relevantes serviços que prestam e da contribuição que dão à sociedade, à Cuiabá e a Mato grosso.

A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada foi criada em 27 de julho de 1978 para coordenar todas as tropas do Exército em Mato Grosso e fortalecer o Estado na área militar federal.  “Queremos que esses 40 anos sejam marcados com esta justa condecoração a todos que trabalham e já trabalharam nessa instituição, que é nossa e de tchapa e cruz e merece  honras por tudo o que já fez em prol da nossa Cuiabá”, disse Bussiki.

Foram homenageados 49 militares, entre coronéis, tenentes, subtenentes, sargentos e capitães, que receberam uma Moção de Aplausos como reconhecimento ao trabalho que desempenham no Exército. “São heróis que honram seu compromisso de defender a Pátria e proteger a sociedade”, afirmou o vereador.

Bussiki ainda entregou títulos de “Cidadão Cuiabano” ao comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Fernando Dias Herzer, e ao subcomandante Luiz Gustavo Larica de Souza, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Já a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Mato Grosso recebeu uma Moção de Congratulação em razão dos 40 anos de existência, entregue ao general Fernando Dias Herzer.

O general destacou os trabalhos executados pela brigada nos últimos anos em prol da sociedade, como a defesa da fronteira Oeste, projeto de estímulo à prática de esportes e de proteção ao meio ambiente, a formação do soldado para o mercado de trabalho após sua passagem pelo Exército Brasileiro, entre outros.

A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada também realizou o envio de dois contingentes para missão das Nações Unidas para a estabilização política e ajuda humanitária no Haiti, ações de defesa de área durante a Copa do Mundo de 2014 e a participação da operação de acolhida de imigrantes venezuelanos em Cuiabá.

“Em reconhecimento a esses serviços prestados à cidade de Cuiabá, a Câmara concedeu essa homenagem e sentimo-nos agradecidos e felizes por tal honraria. Comemoramos também o Dia do Soldado, quando o Exército homenageia seu patrono Duque de Caxias, justa lembrança àquele que foi exemplo de militar e estadista”, destacou.

O general Fernando Dias Herzer também aproveitou para agradecer em nome de todos os homenageados pelo recebimento das Moções de Aplausos e Títulos de Cidadão Cuiabano.

“Nós e nossas famílias temos um amor indescritível por nossa Cuiabá e uma afeição e gratidão a todos, que tão bem nos acolheu. Nós, integrantes da  13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Mato Grosso  “Brigada Barão de Melgaço” falamos sobre o maior tesouro  de Cuiabá: os cuiabanos. Agradeço essa Casa pela homenagem”, encerrou o general.