14/08/2018
Parlamentares na expectativa para que Semob atenda reivindicações
Brunna Maria - CMC
Os vereadores frisaram hoje (14), no Grande Expediente da sessão plenária, que a Secretaria de Mobilidade Urbana do município, administrada pelo secretário Antenor Figueiredo, já deu mostras de atendimento à população, com base nas reivindicações encaminhadas à Pasta, incluindo a própria convocação do titular do órgão para prestar esclarecimentos no Legislativo. Um deles foi o vereador Elizeu Nascimento, que, após apresentar indicação para a instalação de academia ao ar-livre na Avenida Marginal, em Cuiabá, deixou explícito que um funcionário da Semob já esteve na região dos bairros Altos da Serra e Dr. Fábio para estudar a implantação dos redutores de velocidade e faixas sinalizadoras solicitados por ele e outros pares da Casa de Leis.  "É gratificante compro var que nosso empenho evoluiu trouxe algo concreto para atender a cidade e seus habitantes. Conforme enfatizamos, a implantação dos referidos redutores é imperiosa para evitar acidentes, sequelas, óbitos".

Elizeu disse que nasceu e cresceu naquela região, comunidade que ama e na qual participa intensivamente de todos os processos de melhoria estrutural. "São mais de 20 anos de convivência, assistindo coisas boas e testemunhando outras ruins, a exemplo de perdas de vidas humanas, por causa de acidentes de trânsito. A prevenção pode evitar isso em grande escala, sabemos. Daí nossa insistência para a implantação dos redutores e outros suportes nesse segmento. Às vezes, temos que ir para o confronto, exigir que medidas efetivas sejam cumpridas, ao invés de promessas ou simplesmente omissão total aos reclames populacionais, oficializados pelo Parlamento junto à gestão pública".

Ele salientou que os impostos pagos pela população são fundamentos justificados para a implementação de serviços capazes de melhorar a qualidade de vida em todos os sentidos, além de proporcionar maior segurança, fator considerado fundamental nos dias atuais. "As mortes no trânsito acontecem por fatores diversos, e podem ser minimizadas, sim, por meio de redutores e outras medidas não complexas, porém importantíssimas. Pois não existe nada mais importante do que a vida humana, hão de convir". Foi lembrado ainda pelo parlamentar que a Secretaria de Mobilidade Urbana não tem problemas de caixa para atender os munícipes, em virtude da alta arrecadação imposta pelas multas de trânsito. "Assim, queremos que os redutores efetivamente aconteçam, porque senão iremos cobrar outra vinda do secretário Antenor a este P arlamento".

O vereador Wilson Kero Kero emendou a fala do colega ao frisar que não foi uma convocação, mas intimação. "Não fosse isso, ele (Antenor) não viria aqui, é notório. Veio sob pressão. Que ele escolhe quem atende e não atende, isso é óbvio. Procedimento que traz desmoralização aos vereadores que acatam pedidos comunitários e fazem o encaminhamento devido aos órgãos municipais, sem o mínimo retorno de ações ou justificativas. Assim, se for necessário, vamos intimá-lo novamente para vir prestar contas sobre os pleitos em suas mãos e o porquê de não serem atendidos segundo foi prometido".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!