09/08/2018
Psicanalistas falam na Tribuna Livre do Parlamento
Ednei Rosa
Os psicanalistas Carlos Alberto de Souza Silva e Vanessa de Oliveira Novais, profissionais da Associação da União Nacional dos Servidores Públicos Estaduais, Municipais, Distritais e Autarquias, ocuparam hoje (9) a Tribuna Livre da Câmara Municipal para discorrer sobre a importância da psicanálise no dia a dia humano. Na oportunidade, externaram convite aos parlamentares e a população para conhecer a Escola de Psicanálise situada em frente à Unidade de Pronto Atendimento em Cuiabá, bairro Morada do Ouro.

Conforme a doutora Vanessa de Oliveira Novais, eles integram “honrosamente” a Escola de Psicanálise cuiabana com o objetivo de assistir seus semelhantes. “É um trabalho motivador. A psicanálise é uma ciência profunda, criada por Freud. E nós contribuímos com atendimentos na Clínica Psicanalítica. Auxiliamos assim o homem contemporâneo a resolver alguns dos seus dilemas, a exemplo de depressão, ansiedade... Fatores negativos para o alcance de uma melhor qualidade de vida. Aliás, isso é desejo coletivo”.

Ao trabalhar individualmente os seres, disse doutora Vanessa, o psicanalista adentra também no lado social, “posto que ambos são ligados de forma intrínseca” – analisou. “A interferência entre um e outro é clara”.

Ela também parabenizou a categoria à qual está integrada pela fundação do sindicato. “A entidade sindical veio se somar a muitas conquistas da área de psicanálise, profissão com nítida importância em todo o contexto social. Os psicanalistas – seja na qualidade clínica ou de professor da área – são fomentadores de projetos de equilíbrio humano, para que o homem contemporâneo possa marchar a passos seguros e imbuídos de sereno controle emocional”.

Também se pronunciando, Carlos Alberto de Souza Silva enfatizou que a Escola de Psicanálise de Cuiabá é uma referência de atendimento exemplar. “A determinação é trabalhar a psicanálise de forma profunda, focados em beneficiar o próximo. Palavras, aliás, tão bem expressas pela doutora Vanessa de Oliveira Novais. E para nós, é uma satisfação estar nesta Casa de Leis. Agradecemos então ao sargento Joelson, convite que consideramos festivo”.

Ele sublinhou que a Escola de Psicanálise e o Centro de Estudos Psicanalíticos e Pedagógicos estão à disposição de toda a sociedade cuiabana e mato-grossense. “Nosso objetivo é oferecer ajuda psicanalítica a quem enfrenta problemas que, à primeira vista, podem até parecer simples, mas não são. Tristeza e ansiedade costumam evoluir para um quadro depressivo mórbido, em que a pessoa realmente precisa de auxílio. Muitos suicídios e outros agravantes decorrem daí”.

O sargento Joelson agradeceu a vinda dos psicanalistas e também observou o quanto o atendimento nesse setor é providencial em vários episódios da vida humana. “A doença psíquica mata, às vezes, mais do que qualquer outra. Tratá-la é fundamental para evitar maiores tragédias. Basta observar a quantidade de casos relacionados a crimes horríveis que têm como base de origem uma série de distúrbios psíquicos, neurológicos. Num paralelo interessante, talvez vocês, psicanalistas, salvem mais vidas do que os médicos plantonistas da UPA frontal à Escola de Psicanálise”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!