03/08/2018
Aprovada oficializada e estabelecida a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário em Calendário Oficial da Cidade
Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá
O soberano plenário do Legislativo Cuiabano aprovou na última sessão plenária, por unanimidade e sem emendas projeto do vereador Marcos Veloso (PV), que estabelece no Calendário Oficial da Cidade da Capital Cuiabá, o evento religioso “ Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito”. A propositura havia sido apresentada aos nobres pares em Junho desse ano , com a proximidade do evento religioso e da festa de São Benedito que vai completar 300 anos, no ano que vem e com aniversário da cidade de Cuiabá, o ainda projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), recebeu ainda parecer oral favorável e foi a votação em plenário, aprovada a matéria recebeu  elogios dos pares pela iniciativa. “Estamos preservando parte da nossa historia, cultura  identidade, costume de um povo, que se chama cuiabano e de Mato Grosso e até do Brasil , já Cuiabá é uma das poucas capitais a manter a tradição”, disse o parlamentar ao ter o projeto de sua autoria aprovado pelo soberano  plenário, e ainda relembrando que algumas capitais como Salvador (BA) e São Luiz (MA), e ainda Rio de Janeiro (RJ) e várias outras cidades mantém a tradição de lavagem das Igrejas. “Essa função ainda era  feita pelos antigos escravos, em preparação da Igreja do Rosário para o festejo e aqui estamos nós mantendo a tradição e garantindo preservação da nossa historia”, comemorou o parlamentar cuiabano, que acredita na sansão do projeto já que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), é um católico fervoroso e de devoção. Com a inclusão da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá, a  secular devoção também passa automaticamente a fazer parte do calendário da atividades comemorativos dos 300 anos, vai congregar as entidades ligadas ao evento além da Igreja, governo e poderes constituídos e todos que cuidam dos próprios do nosso Estado.

E ainda consideração do Legislativo Cuiabano:

Considerando que a lavagem da escadaria é uma tradição cultuada em diversos locais no Brasil, este ato religioso e cultural alcança maior visibilidade e crescimento em Cuiabá. Inegável que a inclusão da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá contribuirá para propagar a tradição, principalmente, para trazer maior visibilidade social e conhecimento por parte da sociedade do contexto histórico inerentes ao conjunto dessas Igrejas.

O Parlamentar, irmanado com as tradições históricas, culturais, sociais do povo cuiabano e brasileiro acredita ter contribuído com essa lei para a concretização de mais uma comemoração marcante no calendário anual de nossa Capital, beneficiando toda a sociedade com um evento de tão profundo significado e magnitude social.

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital