27/07/2018
Dr. Xavier quer Saúde Bucal em todas as unidades clínicas do município
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier
“Pela sua célere expansão populacional, já é notória a necessidade de que Cuiabá disponha de regular serviço odontológico em todo o âmbito da rede municipal de Saúde Pública (SUS)”, observa o parlamentar

O vereador Dr. Xavier voltou a destacar hoje (27) a importância de que todas as unidades clínicas do SUS em Cuiabá, sob a responsabilidade do município, ofertem estrutura odontológica de qualidade para assistência aos munícipes. Ele salientou que a demanda registrada nesse setor é gradualmente expressiva, o que justifica a implantação prioritária de tais serviços. Também parabenizou as unidades que prestam assistência bucal à população, a exemplo das instaladas na Região Oeste e outras regiões da capital, sempre superlotadas de pacientes.

Conforme Dr. Xavier, o dentista da família é reivindicação antiga das comunidades cuiabanas, principalmente as periféricas. Das que estão em atividade – disse -, algumas são dotadas de modernizações importantes, o que permite a realização de um atendimento mais complexo, desempenhado dentro de uma agenda previsível, sem sobrecarga ao setor.

“A nossa meta é “uniformizar” toda a Saúde Pública do município também de atendimento odontológico. Trata-se de uma demanda visível, pauta constante nas reuniões comunitárias. O dentista da família representa, enfim, maior conforto aos munícipes humildes. Para a maioria, é inviável se deslocar do seu bairro à procura de tratamento em outros centros, por vezes distantes. Conta aí o tempo gasto, incluindo custos de passagens de ônibus. São cidadãos carentes”.

Formado em Odontologia, atividade na qual milita até hoje, Dr. Xavier explicou que, em decorrência de uma série de fatores, a disponibilização desse serviço nas quatro regiões do município é fundamental e vem ao encontro dos anseios populares. “Por vezes, o dentista da família já detecta maior gravidade no quadro bucal e faz imediato encaminhamento específico do paciente à unidade especializada da área, para finalizar o tratamento. Isso, em casos especiais. Os comuns já são tratados nas próprias comunidades. Procedimento que escongestiona o atendimento como um todo, trazendo conforto ao próprio paciente”.

PSF do Jardim Independência – Dr. Xavier citou o exemplo do CPF do Jardim Independência, atualmente em processo de reforma. “O projeto original de reforma não previa a implantação de unidade odontológica no PSF. O que fizemos foi simples: fomos à Secretaria de Saúde do município e formalizamos reivindicação para readequação desse projeto, incluindo Odontologia. Aliás, fomos lá várias vezes, sempre cobrando firme. Assim, finalizada a reforma, está garantido o espaço para abrigar um futuro Centro Odontológico no PSF do Jardim Independência”.

Ele citou que solicitação idêntica foi encaminhada também ao Centro de Saúde do Novo Terceiro, que iniciou reformas há meses, paralisando-as. “Deve ser concluída brevemente, segundo temos ciência. Cobramos isso da Saúde, da diretoria de Obras. Não é admissível que um centro daquele porte não tenha uma estrutura odontológica condizente, pois atende não apenas o Novo Terceiro, mas vários bairros adjacentes. Portanto, recebemos garantia da Saúde de que o Centro de Saúde do Novo Terceiro disponibilizará serviços odontológicos. É uma luta constante nossa, ininterrupta, para melhoria da Saúde Pública”.

João Carlos de Queiroz / Secretaria de Comunicação Social - CMC

Fotos Relacionadas