10/07/2018
Dr. Xavier parabeniza equipes de resgate dos meninos da Tailândia
Divulgação
Conforme o parlamentar cuiabano, "trata-se de "uma justa homenagem esta Casa de Leis direciona a todos os heróis desse resgate que tanto comoveu o mundo"

O vereador Dr. Xavier disse hoje (10) que "esta quarta-feira tem um sabor festivo pelo êxito da operação de resgate dos meninos da Tailândia e do treinador do time". Segundo ele, "essa ocorrência inusitada trouxe abalo mundial, similar à atenção dispensada à Copa do Mundo. Pois enquanto uns torciam pelos times inseridos na competição, outras torcidas vibravam a cada menino retirada do complexo de cavernas da Tailândia. Ali os meninos ficaram por mais de duas semanas, ocasinando angustiante expectativa dos familiares, amigos e de todas as pessoas do planeta. Mas hoje (10) todos foram finalmente resgatados".

O parlamentar também aproveitou a sessão plenária para parabenizar os 80 socorristas envolvidos no trabalho durante dias, o que foi - qualificou - "uma corrida contra o tempo, visto que havia risco de o resgate ser inviabilizado mediante a não interrupção das chuvas, o que poderia, inclusive, alagar as cavernas e afogar as crianças no único local que elas encontraram como refúgio seguro".

Dr. Xavier disse ter sido providencial a serenidade imposta aos meninos pelo treinador do time, um ex-monge budista. "Ele utilizou seus conhecimentos espirituais e conseguiu repassar tranquilidade geral à equipe, e até doou a própria comida para que os meninos pudessem suportar a longa espera pelo resgate. Se não tivesse agido assim, talvez o desfecho fosse outro, não a contento do que todos nós esperávamos".
O vereador citou que um dos heróis dessa operação não pôde participar das comemorações na finalização dos trabalhos, mas marcou registro histórico no calendário dos heróis mundiais. "Ele morreu no percurso de volta (4 km) ao acampamento das equipes, após levar suprimentos alimentares às crianças. Trata-se de Sarmarn Kunan, 38 anos, experiente na função, ex-integrante da Marinha".

Na análise do parlamentar, esse episódio dos meninos - além de estarrecer o mundo inteiro - trouxe à baila uma importante reflexão: a de que os seres humanos agem de modo excepcional quando em situações adversas. E igualmente reforça o crédito de esperança para um abraço fraternal coletivo.

"É mais um exemplo dos heróis mundanos que surgem repentinamente e merecem ser aclamados. Recentemente, por ocasião do desabamento de prédio no centro de São Paulo, um jovem eletricista salvou várias crianças, mas infelizmente faleceu quando o prédio caiu e ele foi arrastado para os escombros. Já em Paris, outro jovem escalou um prédio para salvar uma criança. Em Janaúba, Minas Gerais, uma professora salvou várias crianças de uma creche em chamas, também vindo a falecer. Enfim, são fatos que todos conhecemos, e outros que passam ao largo da mídia".

Ele concluiu que, por maior que sejam as controvérsias relativas à frieza crescente da humanidade, fatos assim sempre renovam a fé e entrechocam argumentos de que o homem está perdido no próprio devaneio egoísta, não ligando a mínima para seu próximo. "São ocorrências que nos levam a meditar que sempre existe uma motivação maior acima de tudo isso, e Deus é a explicação de tudo isso, com certeza".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues