26/06/2018
Presidente da CPI espera total colaboração da área de Saúde
Brunna Maria - CMC
O vereador Abílio Júnior, presidente da CPI da Saúde, enfatizou na primeira reunião da equipe parlamentar (ontem, 25) a importância de não ocorrer obstrução no desenvolvimento dos trabalhos. "Qualquer servidor da Saúde, incluindo a diretoria, secretário e assessores diretos, “pode e deve colaborar fornecer as informações requisitadas”, disse o parlamentar. Isso inclui, aponta, “não chamar a polícia para os vereadores, conforme já aconteceu comigo”.

Conforme Abílio, a CPI da Saúde instaurada pela Câmara quer colocar as denúncias que envolvem as unidades clínicas administradas pela Prefeitura em pratos limpos. “Estamos atuando, enfim, para melhorar o atendimento no município.A comissão irá seguir parâmetros estritamente técnicos no desenvolvimento dos trabalhos. Mesmo porque Saúde é algo sério demais, não pode jamais ser objeto de interesse politiqueiro”.

Para o vereador e médico Ricardo Saad, relator da CPI, esse procedimento é mais uma ação conjunta dos parlamentares em defesa da população, a fim de que os munícipes tenham um bom atendimento ao procurarem os serviços SUS nas unidades do município cuiabano. “Que ali eles encontrem medicamentos, vagas, médicos de acordo com as especialidades requisitadas, materiais básicos, etc. E que sejam atendidos da forma desejada, a ideal, baseada na eficiência médica e estrutural que qualquer unidade hospitalar do SUS precisa oferecer à população”.

Saad recordou ter sido membro da diretoria do Hospital Santa Helena (que atende pelo SUS) durante 25, período em que tentou implantar um atendimento satisfatório naquela unidade. O desenvolvimento da CPI – prognosticou – “irá levantar a causa das falhas que tanto incomodam a população. E o objetivo é de que sejam sanadas integralmente, para que não aconteçam mais e o povo não padeça. Sabemos o quanto é difícil levar uma CPI adiante, sem nenhum empecilho. Isso requer paciência, ética, persistência. A primeira pessoa que deve ser chamada para prestar informações é o responsável pelo setor. Mas existem critérios específicos nesse sentido, legais. Nada de agir intempestivamente, sempre pautados na ética, adotando-se muito cuidado para não deturpar o real sentido da CPI. Seriedade é a tônica das ações dos membros de uma CPI”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!