26/06/2018
Dr. Xavier: "CPI da Saúde não é nenhuma caça às bruxas"
Brunna Maria - CMC
Após a realização ontem (25) da 1ª reunião dos membros da CPI da Saúde instaurada pela Câmara Municipal, o vereador Dr. Xavier, um dos componentes do grupo, afirmou que os trabalhos vão transcorrer normalmente para a devida apuração e solução definitiva das deficiências enumeradas no setor (SUS). A reunião aconteceu às 14h, no plenário do Legislativo, e contou com as presenças de servidores da Saúde e imprensa, em geral. "Não se trata de nenhuma caça às bruxas", enfatizou Dr. Xavier, ao salientar a seriedade da condução dos trabalhos. Mesmo porque, enfatizou, "o propósito da CPI é elucidar as denúncias formalizadas. Muitas - disse - têm impactado diuturnamente o bom funcionamento da Saúde no município de Cuiabá.

"A CPI foi instaurada no Legislativo Municipal a partir de denúncias de falhas gritantes na Saúde, a exemplo da falta de medicamentos, insumos básicos, e até mesmo de determinados abusos sofridos por usuários SUS nas unidades gerenciadas pelo município. Então,o objetivo da CPI é claro: que os munícipes, em geral, tenham atendimento compatível aos seus direitos, dentro dos parâmetros impostos pelo Ministério da Saúde”.

Se tais critérios forem acatados devidamente, entende o vereador, a Saúde Pública tende a ter melhor desenvoltura e servir a população condignamente. “Terá uma rotina de funcionamento firme, satisfatória, não trôpega, como tem sucedido, infelizmente, em alguns setores essenciais, a exemplo da Atenção Básica e Secundária. Ou seja: não é admissível uma Saúde falha, com serviços ineficientes, abaixo da qualidade essencial. Não se admite, da mesma forma, a ocorrência de “falhas pontuais” no SUS, que deveria, sim, ser operacionalizado sempre eficiente, 100%, a contento da sociedade".

Dr. Xavier também citou que as denúncias {formalizadas e divulgadas em toda a imprensa}, sobre a Saúde Pública do município, caracterizaram explícito grito de socorro da população. "Portanto, tornou-se imperioso adotarmos as devidas providências para esclarecer e resolver tais pendências o mais breve possível, instaurando-se a CPI. Procedimento que não tem qualquer foco de perseguição aos gestores municipais. Mesmo porque, sabemos, Saúde é uma área complexa, tradicionalmente repleta de problemas em todos os lugares".

O parlamentar salientou estar visitando regularmente os núcleos clínicos sob a responsabilidade do município, incluindo UPA(s) e o Pronto Socorro Municipal. “Oportunidade em que ouço servidores diversos, clínicos e administradores, quando expõem as dificuldades encontradas no exercício diário da profissão. Ainda converso com o pessoal encarregado dos setores de limpeza e manutenção. O que temos presenciado não é digno de nenhum elogio: é preciso melhorar urgentemente a Saúde, como um todo. Afinal, a população merece um atendimento digno, não ações de improviso, meros paliativos. Em resumo: a CPI quer dar um basta efetivo em ocorrências que degradam a imagem que os serviços essenciais de Saúde deveriam ofertar”.

Por: João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social