Início
NOTÍCIAS
06/06/2018
Ambientalista de Cuiabá Fala da Importância dos Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massaio Okamura

O ambientalista e vereador Mário Nadaf (PV) autor do projeto Movimento de Arborização Comunitária- PlantAR  comemora a 21° edição do programa municipal. “O programa nasceu no ano de 2013 com o intuito de promover educação através da conscientização e da sustentabilidade e ao mesmo tempo devolver a nossa Capital o título de ‘Cidade Verde’”, disse o vereador.

 

Mário Nadaf fala da importância da preservação dos espaços verdes nas zonas urbanas. “As árvores dos Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massaio Okamura não são estão ali apenas para fazer sombreamento aos visitantes. Elas ajudam na produção de oxigênio, reduz o número de CO2 na atmosfera, reduz a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse proporcionando bem-estar psicológico ao homem”, declara o parlamentar.

 

O Parque Mãe Bonifácia foi inaugurado em dezembro de 2000 e possui uma área verde de 77 hectares, com cinco trilhas e equipamentos de ginástica, mirante e uma praça cívica.  Entre a sua fauna está o cerrado e animais silvestres como saguis, cutias, gambás, cobras e diversas espécies de aves.  O nome do parque é inspirado em um personagem histórico da Capital uma ex-escrava que viveu no século XIX e que ajudava os negros fugitivos a chegarem até o quilombo que ficava localizado onde é o atual espaço verde. Alguns historiadores de Cuiabá dizem que a existência da Mãe Bonifácia é apenas lenda, mas, muitos cuiabanos acreditam que essa personagem realmente possa ter existido.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo de 2017, Cuiabá têm uma população de aproximadamente 590.118 e a distribuição de mudas para plantio seria uma forma de melhorar a qualidade de vida de uma cidade que está em expansão. “As ações do meu projeto busca conscientizar o cidadão cuiabano quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e também despertar nele o hábito de zelo pelo nosso bioma, o Cerrado. O Movimento Plantar já promoveu a plantação de mais de 4.000, árvores na cidade de Cuiabá”, relata Mário Nadaf. 

 

O apelido de ‘Cidade Verde’ nasceu quando Cuiabá não possuía uma grande urbanização e tinha vários pontos de mata e cerrado. Essa característica do município foi sendo exterminada ao longo dos anos com a expansão urbana. Com a modernização houve uma forte imigração que refletiu diretamente no crescimento populacional e econômico, fazendo com que essas áreas que antes não eram ocupadas pelo homem acabassem se tornando futuramente os seus lares.

 

No ano de 2012 mais de 2.384 árvores foram retiradas dos canteiros da Capital para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Obra essa que nunca foi efetivada em Cuiabá.


 Aline Barbosa/ Assessoria Vereador Mário Nadaf (PV)

 

 

 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/02 - Vinicyus indica à inserção de estagiários de educação física nas academias ao ar livre
20/02 - Câmara de Cuiabá paga salário de fevereiro
20/02 - Parlamento Cuiabano abre diálogo em apoio aos técnicos da educação
20/02 - Câmara aprova 33 requerimentos durante sessão desta quinta, dia 20
20/02 - Ex-vereadores e ex-servidor serão homenageados pela Mesa Diretora
20/02 - A pedido de Luis Claudio, Câmara poderá criar Frente Parlamentar ligada a saúde
19/02 - Misael Galvão fiscaliza obra e solicita troca de lâmpadas do bairro Dom Bosco
19/02 - CCJR analisa 16 projetos de lei em reunião ordinária
19/02 - Gestão dinâmica Câmara de Cuiabá recebe do Ministério da Economia liberação para realizar pregão eletrônico
18/02 - Câmara inaugura novo auditório Ana Maria do Couto
18/02 - Dr. Xavier comemora implantação do Projeto Siminina na região da Cidade Alta
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.