06/06/2018
Ambientalista de Cuiabá Fala da Importância dos Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massaio Okamura

O ambientalista e vereador Mário Nadaf (PV) autor do projeto Movimento de Arborização Comunitária- PlantAR  comemora a 21° edição do programa municipal. “O programa nasceu no ano de 2013 com o intuito de promover educação através da conscientização e da sustentabilidade e ao mesmo tempo devolver a nossa Capital o título de ‘Cidade Verde’”, disse o vereador.

Mário Nadaf fala da importância da preservação dos espaços verdes nas zonas urbanas. “As árvores dos Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massaio Okamura não são estão ali apenas para fazer sombreamento aos visitantes. Elas ajudam na produção de oxigênio, reduz o número de CO2 na atmosfera, reduz a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse proporcionando bem-estar psicológico ao homem”, declara o parlamentar.

O Parque Mãe Bonifácia foi inaugurado em dezembro de 2000 e possui uma área verde de 77 hectares, com cinco trilhas e equipamentos de ginástica, mirante e uma praça cívica.  Entre a sua fauna está o cerrado e animais silvestres como saguis, cutias, gambás, cobras e diversas espécies de aves.  O nome do parque é inspirado em um personagem histórico da Capital uma ex-escrava que viveu no século XIX e que ajudava os negros fugitivos a chegarem até o quilombo que ficava localizado onde é o atual espaço verde. Alguns historiadores de Cuiabá dizem que a existência da Mãe Bonifácia é apenas lenda, mas, muitos cuiabanos acreditam que essa personagem realmente possa ter existido.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo de 2017, Cuiabá têm uma população de aproximadamente 590.118 e a distribuição de mudas para plantio seria uma forma de melhorar a qualidade de vida de uma cidade que está em expansão. “As ações do meu projeto busca conscientizar o cidadão cuiabano quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e também despertar nele o hábito de zelo pelo nosso bioma, o Cerrado. O Movimento Plantar já promoveu a plantação de mais de 4.000, árvores na cidade de Cuiabá”, relata Mário Nadaf.

O apelido de ‘Cidade Verde’ nasceu quando Cuiabá não possuía uma grande urbanização e tinha vários pontos de mata e cerrado. Essa característica do município foi sendo exterminada ao longo dos anos com a expansão urbana. Com a modernização houve uma forte imigração que refletiu diretamente no crescimento populacional e econômico, fazendo com que essas áreas que antes não eram ocupadas pelo homem acabassem se tornando futuramente os seus lares.

No ano de 2012 mais de 2.384 árvores foram retiradas dos canteiros da Capital para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Obra essa que nunca foi efetivada em Cuiabá.

Aline Barbosa/ Assessoria Vereador Mário Nadaf (PV)