24/05/2018
Dr. Washington mostra indignação com situação do País e endossa apoio aos caminhoneiros grevistas
Brunna Maria - CMC
Ao se referir à greve dos caminhoneiros na sessão plenária de hoje (24), o vereador Dr. Washington, do PV, afirmou estar indignado com tudo que acontece de errado na esfera governamental, "em prejuízo do País e do seu povo". E parabenizou os caminhoneiros pela iniciativa grevista, em protesto contra o aumento do diesel. Segundo descreveu, "a tarifa do diesel atingiu um patamar insuportável à maioria dos trabalhadores, e era preciso que uma providência destacada fosse tomada para barrar essa estufa crescente, impiedosa até mesmo para garantir o mínimo às famílias trabalhadoras". Ele disse estar acompanhando passo a passo os desdobramentos das negociações entre grevistas e governo, e espera que uma solução, a contento da classe trabalhadora, seja homologada urgentemente, antes que o pior aconteça no País.

"De forma honrosa, os caminhoneiros demonstram que a união pode gerar bons resultados, e que a categoria está fortemente unida para não aceitar imposições dos excessos que o governo tem praticado impunemente contra a população brasileira. Os grevistas fazem parte de um dos segmentos de trabalhadores da Nação, mas são fundamentais para que o Brasil não pare de vez. São eles que abastecem postos de combustíveis, supermercados, aeroportos, feiras, lojas e tudo o mais. Trata-se da greve mais importante que foi protagonizada em solo pátrio, e merece nosso apoio. É um movimento justo, calcado na pressão de injustiças que têm arruinado cidadãos em todas as regiões brasileiras. Podemos dizer que estava para acontecer algo semelhante. E aconteceu de forma estupenda, grandiosa, fortalecida pelo sentimento revoltoso das pessoas exploradas no exercício digno do seu trabalho".

Num comparativo, o parlamentar salientou que essa greve dos caminhoneiros não vingaria {em proporções registrada desde sua deflagração} se fosse protagonizada por outras categorias. "Se fosse uma greve dos médicos, dos enfermeiros, policiais, e outros segmentos trabalhadores, jamais atingiria um patamar desse porte em poucos dias, ainda mais envolvendo a Nação inteira. Esta greve impactou todos os meios sociais, principalmente os que precisam de suprimentos diários diversos, não somente combustível. Os bloqueios nas estradas já se refletem nas prateleiras de grandes supermercados, não somente  nas cidades polos do País, Rio, São Paulo. É um movimento que atinge o presidente da República, senadores, deputados e muitos outros. Daí estar oficializando meu apoio aos grevistas, que têm convicção de uma realidade óbvia: não há mais condições de continuarem trabalhando do jeito que o governo quer, bancando tarifas de diesel que tentam tampar as crateras abertas pela corrupção nos cofres públicos. E isso aconteceu durante muito tempo".

Num aparte, o vereador Delegado Marcos Veloso disse que "o movimento grevista encetado pelos caminhoneiros é inquestionável, do ponto de vista da motivação", pois ele também reconhece o esforço desses trabalhadores em garantir o sustento de suas famílias, com o agravante de enfrentar, cotidianamente, reajustes monstruosos nas tarifas de diesel. "Aí fica impraticável as pessoas trabalharem. Nesse ponto, a greve está bem fundamentada, não há a menor contestação de sua legitimidade social.  Mas temos também que alertar a sociedade sobre uma outra questão: o aparato de segurança, mediante a falta de combustível, está comprometido, passa a não atender da forma desejada e necessária. Isso porque a greve já retirou um terço da frota de veículos policiais das ruas em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo. Então, os serviços públicos do setor começam a ficar comprometidos, desguarnecendo a população. Não há como o efetivo da PM funcionar sem combustível, promover patrulhamento ostensivo. Inclusive, vários geradores a diesel utilizados pela área de segurança já deixaram de funcionar nos últimos dias. A situação apresenta um quadro negro. E as previsões é de que, caso a greve persista por mais três dias, as bombas de combustível no Estado estarão 100% zeradas".

Secretaria de Comunicação Social

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues