Início
NOTÍCIAS
18/05/2018
Audiência Pública requerida por Dr. Xavier discute Transtorno Mental
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Audiência Pública teve lugar no Plenarinho Ana Maria do Couto (Câmara Municipal), na manhã desta sexta-feira (18), com a presença de autoridades do setor de Saúde Mental do município
 
Por meio de requerimento de autoria do vereador Dr. Xavier (PTC), foi realizada nesta sexta-feira (18) uma audiência pública para debater e tratar os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental. O evento teve lugar no Plenarinho Ana Maria do Couto da Casa de Leis. Participaram lideranças comunitárias da capital e técnicos em Saúde Mental, lotados nas unidades do município, que discorreram acerca da necessidade de serem implementadas medidas legais que garantam os direitos dos cidadãos inseridos na condição de pacientes do setor. Um dos enfoques foi em relação aos portadores de transtorno mental, para que tenham passe-livre no transporte coletivo no seu deslocamento às unidades de tratamento. 
 
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, Roseli Batista Costa, a falta desse benefício implica em redução drástica no fluxo de atendimento dos CAPs. "É um impasse que prejudica os pacientes e frustra os próprios servidores, prontos para ajudá-los. Acredito que pode haver uma reviravolta positiva acerca disso. Mesmo porque teremos uma segunda audiência, quando as discussões serão mais aprofundadas. Talvez, até lá, já tenhamos avançado em algo que agora é expectativa geral".
 
No seu pronunciamento, o vereador Dr. Xavier enfatizou a importância de que a Saúde Mental seja colocada uniformemente num plano de reflexão permanente, a fim de promover justiça (acatamento dos direitos dos pacientes) e, também, melhorias nas atividades dos órgãos responsáveis por esse segmento. "Tentamos, assim, levar ao conhecimento não só da sociedade, mas em especial aos militantes da Saúde, o quão nobre são os trabalhos desenvolvidos atualmente na área de Saúde Mental. Nada similar a práticas e conceitos anteriores, que discriminavam e maltratavam doentes e pessoas com transtornos mentais, muitos excluídos da sociedade. Os portadores de transtorno mental, por exemplo, eram tratados como "alienados e psicopatas".
 
Dr. Xavier disse que é perfeitamente possível que outras demandas observadas nas visitas que realiza aos Centros de Atendimento Psicossocial sejam resolvidas se houver comprometimento efetivo entre Legislativo e Executivo. "O mundo é um tapete de rosas para nos levar a distúrbios mentais. A pessoa se sente gradualmente pressionada pelo estresse diário, e, sem que às vezes perceba, adquire doenças ligadas à área mental. Muitos suicídios advêm daí. Precisamos então avançar mais nesse aspecto. Cuiabá conta com residências terapêuticas do município, apoio que nem todos sabem sequer que existe".
 
Participaram da Mesa de Honra a Gerente do Caps II do Verdão, Dorami Araújo Rose Capilé, administradora Caps Infanto-Juvenil Elisângela Maria Rodrigues, Caps CPA IV Viviane Guimarães, coordenadora do Caps Robson de Paula , psicólogo Maria Aparecida Milhomem, técnica em Saúde Mental, e o suplente de vereador em Várzea Grande, Gilson Banegas.

Acesse as fotos por meio do link: https://goo.gl/NKPLKE
 
João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMA 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/02 - Vereadores aprovam projetos que movimentam calendário oficial da Capital
18/02 - Câmara reestrutura arquivo geral para preservar memória legislativa
18/02 - Projeto incentiva visita de estudante aos espaços históricos e Culturais de Cuiabá
17/02 - Adilson apresenta lei para identificação e tratamento da dislexia
17/02 - Auditório Ana Maria do Couto passa por manutenção e será reinaugurado nesta terça, dia 18
17/02 - COMUNICADO REFERENTE PROCESSO DE QUEBRA DE DECORO
17/02 - Vereador do Nortão de Mato Grosso visita a Câmara de Cuiabá
17/02 - Comissão propõe debater com sociedade proposta que prevê instalação de fraldários em banheiros masculinos
17/02 - Após luta antiga de Misael, CEIC começa a se tornar realidade no Dr. Fabio I
17/02 - Ex-servidor Newton Aguiar será homenageado pela Mesa Diretora
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.