Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
08/05/2018
50 Anos de História, Bairro Cidade Verde Primeiro Conjunto Habitacional de Cuiabá
Arquivo/CMC
Núcleo Habitacional Cidade Verde
O Bairro Cidade Verde completa 50 anos. Essa matéria é uma homenagem a tradicional comunidade da baixada cuiabana

O Bairro Cidade Verde que na verdade se chama ‘Núcleo Habitacional Cidade Verde’, completa nesse 1º de maio 50 anos. Foi o primeiro conjunto habitacional de Cuiabá a ser planejado pelo governador do estado de Mato Grosso Pedro Pedrossin o grande responsável por lançar o programa habitacional ‘Companhia de Habitação do Estado (COAHB-MT).

A implantação do Projeto Estadual de habitação se deu na década 60. Cuiabá possuía aproximadamente 100.000 habitantes, na época estava ocorrendo um forte crescimento populacional, que gerou a necessidade de construir moradias direcionadas a pessoas de baixa-renda.  

Na ocasião, o Poder Executivo recebeu uma doação de um vasto terreno localizado as margens do Rio Cuiabá do fazendeiro da região Ezequiel Generoso Malheiros. No ano de 1966 iniciaram naquelas terras as obras da Coahb, após dois anos de construção no dia 1 de maio de 1968 foi inaugurada, com a totalidade de 365 lotes.

O presidente de Bairro Josias Lemes Rodrigues morador desde a abertura do Bairro conta como foi a sua infância. “A canalização da água e o saneamento básico era precário, lembro da minha mãe e das vizinhas descerem até o Rio Cuiabá para pegar  água, lavar louça e as roupas. No local onde faziam esses serviços tinham um grande rochedo onde as mulheres esfregavam as roupas para deixá-las limpas, essa prática apelidou o lugar de ‘Pedreira’, declara Josias.

Rodrigues conta com nostalgia quando morava na Rua 09 com a Rua Santa Catarina, uma das suas vizinhas a Dona Lurdes era uma das poucas pessoas que possuía uma televisão em preto e branco. “A criançada reunia na casa dela para ver TV, gostávamos de ver filmes de faroeste, por volta das 20h, ela pedia licença educadamente para desligar o aparelho, pois tinha que dormir. Sempre pedíamos pra ficar um pouquinho a mais para ver  o final do filme, e ela sempre acabavam cedendo”, declara o Presidente.

O Conselheiro Tutelar Oílson Fermiano de Souza Junior é morador do Bairro desde o seu nascimento, em 1979. Ele cresceu em uma fase diferente em que tinha deixado de ser chamada pelos cuiabanos de ‘Núcleo Habitacional Cidade Verde’ e passou ser simplesmente o Bairro Cidade Verde. “Lembro-me da interação e da amizade dos moradores. Tínhamos aquele típico costume cuiabano de colocar as cadeiras na calçada no final da tarde para conversar com os vizinhos. E enquanto isso as crianças brincava de jogar bola e bolita nas ruas, declara o Conselheiro.

Em 1990 o pai de Junior o senhor Oílson Fermiano de Souza foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro, ele relata um dos feitos do seu progenitor que perdura até hoje. “O meu pai foi o responsável pela construção da Capela São João Batista. Essa obra é o segundo maior feito na comunidade, o primeiro é asfaltamento que foi efetivado em 1971”, fala Junior.

O historiador e Vereador Mário Nadaf (PV) fala um pouco da importância da implantação do Projeto de Habitação Popular. “A criação da COAHB-MT foi fundamental para o desenvolvimento de Cuiabá. Outros Bairros tiveram a sua origem de forma semelhante como Pedra 90 na década de 1990 e a comunidade do Centro Político Administrativo em 1974. Poucos sabem da grandiosidade do projeto arquitetado desse último, pelo governador José Fontanillas Fragelli que desejava fazer do CPA uma Brasília Mato-grossense”, finaliza o historiador.

O Bairro Cidade Verde foi palco de dois blocos carnavalescos a saber: Escola de Samba Acadêmicos do Pedroca do Senhor Camargo e a Escola de Samba Marinheiro do Samba, o dono era o Nelson Bueno morador muito popular da época. No segmento esportivo chegou a ser fundado o Núcleo Esportivo Cidade Verde.  

Hoje a avenida principal recebe o nome de Avenida Ezequiel Generoso Malheiros em homenagem ao fazendeiro que fez a doação de terras para a construção do Bairro.  

Aline Barbosa
Assessoria de Imprensa
E-mail: alinejornalista1@gmail.com



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.