03/05/2018
Bussiki homenageia auditores públicos de Cuiabá
Hozeander Silva
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) fez uma homenagem aos auditores públicos durante uma sessão solene na manhã desta quarta-feira (2), na Câmara de Cuiabá. O evento é realizado em alusão ao Dia do Auditor de Controle Externo, celebrado na última sexta-feira (27).

O dia foi instituído em Cuiabá após aprovação da lei n° 6.250, de autoria do vereador. De acordo com Bussiki, é importante reconhecer a profissão que traz grandes benefícios à sociedade, como a fiscalização das contas públicas e o controle dos recursos públicos, além do combate à corrupção.

“A maioria me conhece e sabe que eu estou falando entre amigos. Para mim é muito importante estar aqui presidindo esta sessão, pois é a carreira da qual faço parte há mais de 10 anos. Quando decidi ser auditor, eu quis transformar vidas, pois as ações de um auditor podem mudar vidas”, disse.

O vereador lembrou ainda que o trabalho executado na auditoria é semelhante ao que deveria ser executado na Câmara de Cuiabá. “Nem todo mundo pensa como eu, mas tenho trabalhado em prol do controle externo e muitos não sabem que o vereador também tem esse papel de fiscalizador. Eu quero dar minha contribuição, pois não tenho interesse em fazer carreira política, pois já tenho minha profissão de auditor”.

Ao todo, foram 10 homenageados simbolicamente com a entrega de moções de aplausos, como reconhecimento pelo esforço e atuação dessas pessoas para garantir à sociedade e governantes uma boa administração pública.

Entre os homenageados está o presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do Estado. (Audipe), Evandro dos Santos, que lembrou o histórico da atividade da auditora desde o Egito Antigo até os dias de hoje.  Atualmente,  são 168 auditores externos que atuam no Tribunal de Contas.

“O processo de auditoria vem evoluindo como um instrumento de controle, que nada mais é que os braços e olhos da rés publica. A atividade da auditoria é fundamental para o exercício da democracia e  para garantia da transparência”, afirmou.

O vereador Abílio Júnior (PSC) também participou do evento e destacou a importância do reconhecimento da profissão. “A população vê cada vez mais a seriedade do trabalho que os auditores executam. Por isso, parabenizo a todos vocês”, encerrou.

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo