28/03/2018
Estreante no Parlamento, vereador Dr. Washington Miguel fala sobre suas impressões e sobre seu 1ª projeto de lei
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Washington Miguel Peres Mansur
Vereador Dr. Washington Miguel Peres Mansur
Empossado no cargo de parlamentar há poucos dias, o vereador Dr. Washington Miguel Peres Mansur, do Partido Verde, afirmou hoje (27) que se sente ainda em regime de aprendizado acerca do dia a dia da Casa de Leis, ainda que tenha determinação de cumprir bem seu mandato e apresentar projetos condizentes com as necessidades da população cuiabana.

"São 10 dias de ação no Legislativo. Nesse período, nas primeiras sessões, estou aprendendo como a Câmara se dispõe, mas já observei que existe uma contenda interna muito grande. Não digo que não exista razão para isso, ou que não exista um desejo pessoal de cada um. Porque, às vezes, as pessoas podem estar usando o Parlamento para se autopromover. Mas a minha ideia é outra: tenho pretensão de discutir saúde, educação e outros itens de interesse social. Hoje, discorri no Grande Expediente sobre Educação. E entreguei também meu  primeiro projeto de lei, dispondo sobre a necessidade de bares e restaurantes de Cuiabá afixarem, nas mesas, convites para que os consumidores conheçam a cozinha e demais dependências internas do estabelecimento".

No entendimento do vereador Dr. Washington Miguel, esse projeto implica benefícios higiênicos e mais saúde pública. "Caso seja aprovado, teremos inegáveis melhorias na saúde pública no município. Ou seja: quem for almoçar/jantar num bar ou restaurante poderá conhecer a cozinha. Consequentemente, o proprietário se verá obrigado a transformá-la num ambiente adequado, sem bichinhos ou sujeira de qualquer tipo, coisas comuns em ambientes similares. Vai melhorar, inclusive, o trabalho da Vigilância Sanitária, pois o consumidor passa a ser um agente fiscalizador, como se fosse da própria Vigilância Sanitária, órgão que poderá se dedicar a outros trabalhos. Os estabelecimentos que não se adequarem a esta situação perderão muito", salientou.

A ideia surgiu, explicou, quando esteve num restaurante da capital, oportunidade em que manifestou curiosidade de conhecer a cozinha. "O dono me levou até lá e fiquei maravilhado, impressionado pelas excelentes condições de higiene, idênticas às caseiras. Mas, infelizmente, ainda existe uma série de restaurantes que apresenta um quadro inverso nas suas cozinhas, com total falta de higiene e desrespeito visível ao consumidor. Conceder ao consumidor o acesso à cozinha é um procedimento que se tornou lei municipal no Rio de Janeiro. A esperança é de que possa ser implantado também em Cuiabá. Sou do Partido Verde, e acredito que não irão vetar esse projeto, visto que o objetivo é beneficiar a sociedade".

Secretaria de Comunicação/Câmara de Cuiabá