13/11/2008
Atendimento aos diabéticos no SUS é tema de audiência pública
situação do atendimento às pessoas com diabetes no Sistema único de Saúde de Cuiabá é o tema central da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá nesta sexta-feira, 14.11, Dia Mundial do Diabetes. Requerida pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Lúdio Cabral a audiência deve abordar outros pontos importantes na prevenção e tratamento da doença.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a ocorrência média de diabetes no Brasil, só na população adulta, é de 5,2%, o que representa 6 milhões 399 mil e 187 pessoas. Mesmo sendo grave e crônica, a doença não impede que as pessoas levem uma vida normal, sendo importante o rápido diagnóstico e o tratamento contínuo.

Lúdio afirma que em Cuiabá as pessoas com Diabetes não conseguem ainda acessar no sistema municipal de saúde medicamentos e insumos destinados ao auto-monitoramento dos níveis de glicose no sangue. O acesso ao material é assegurado na Lei Federal 11.347, regulamentada pela portarias 2.583 e 3.237 publicadas desde outubro de 2007 pelo Ministério da Saúde. O não cumprimento da obrigatoriedade em Cuiabá já é objeto de representação no Ministério Público estadual e será um dos pontos de debate da audiência.

O tema do Dia Mundial do Diabetes deste ano é “Diabetes em Criança e Adolescente”. A campanha pretende alertar para o aumento da prevalência do diabetes – tipo 1 e tipo 2- entre crianças e jovens, que cresce a um ritmo de 3% ao ano, além de destacar a importância do diagnóstico precoce e da educação para reduzir as complicações da doença e salvar vidas.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus