27/02/2018
Defesa Civil visita área de risco no bairro Dr. Fábio em Cuiabá Vereador acompanha e aciona prefeitura sobre situação de risco dos moradores em APP.
Vereador Misael Galvão PSB
A equipe da Defesa Civil esteve visitando uma área de risco na rua Poconé no bairro Dr. Fábio no domingo 25-02, a visita de inspeção se deu porque o córrego que corta o bairro, com o advento das chuvas e acumulo de lixo transbordou, e está deixando muito moradores que moram em APP (Área de Prevenção Permanente), sob risco de acidentes mais graves.

Um morador filmou e divulgou nas mídias sociais um vídeo que mostra o momento do alagamento, e o vereador Misael Galvão (PSB) que é morador da localidade prontamente enviou acionou o prefeito Emanuel Pinheiro, cobrando providências à cerca da construtora que está realizando obras drenagem e asfaltamento no bairro e também ações do poder público. O prefeito solicitou a presença da defesa civil, e a equipe coordenada pelo coronel Paulo Wolkmer estiveram no local, averiguando a situação e constatou várias irregularidades a qual pode ter ocasionado o transbordo.

As fortes chuvas acabam vindo em alto volume. O coronel Paulo Wolkmer, coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, afirmou que a capital vem sofrendo com essas chuvas constantemente e foi até o local e encontrou moradias irregulares, lixo que acabam entupindo as manilhas, se agravando com sujeira a beira de toda extensão do córrego.

“Estivemos a pedido do prefeito e do vereador Misael Galvão com nossa equipe, tiramos fotos das muitas intervenções que á no local, encontramos uma cuba de pia, obstruindo a manilha jogado pela própria comunidade, isso faz com que a água procure outro local para transcorrer, vimos também muito lixo, galhos, também carros inoperantes e velhos próximo ao local, podendo empossar água e causar um foco de mosquitos da dengue, zika e chikungunya”. Frisa Coronel Wolkmer.

Das ações o coronel afirmou que o prefeito marcou uma reunião esta semana com várias secretarias, para discutir esta situação que será marcada pelo secretário de governo, e definir ações com as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, governo e defesa civil.

O vereador Misael Galvão morador do bairro, conta que desde 2003 quando foi presidente da associação, busca alertando os moradores que residem em (APPs), sobre o risco da chuva e de suas moradias. Cobra providencias das autoridades sobre a situação, é conhecedor do problema e trabalha para que possa revolver da melhor forma.

“Um morador me enviou um vídeo e fez um reclamação da situação, respeito as críticas desde que elas venham com coerência, tenho lutado muito como morador, e também como vereador por Cuiabá, na câmara venho lutando para que a melhoria possa chegar até o bairro Dr. Fábio e região, como asfalto, posto de saúde, regularização e vários projetos para comunidade, acompanho estas famílias desde 2003 quando fui presidente do bairro, e assim que recebi o vídeo enviei imediatamente a situação ao prefeito e logo nos atendeu, estou fazendo meu papel cobrando, e segundo prefeito irá sentar com algumas secretarias para definir o que pode ser feito por estes moradores, acreditamos que com essa visita in loco da equipe da defesa Civil determinada pelo prefeito a nosso pedido, possa tomar providencias urgentes para evitar uma tragédia como foi em 2001, sempre haverá riscos”. Frisa Misael

O alerta que a defesa civil faz para os moradores que sabem que todos os anos acontecem estas enchentes, é de prevenir para preservar seus pertences, objetos e documentos. Se ela mora em uma localidade a mais de um ano, ela sabe o nível que sobre as águas, então este ano se previna, para evitar caso as águas cheguem, e não pegue ninguém de surpresa fiquem sempre em alerta, no caso de contato de alimentos com esta água faça o descarte, pois são águas sujas poluída. E se o caso for inundação acionar os bombeiros já a defesa civil, somente em caso de risco de desmoronamento.

Fotos Relacionadas

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues