Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/02/2018
Dr. Xavier realiza visita ao Pronto-Socorro e constata superlotação
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier
Na última segunda-feira de carnaval, o parlamentar esteve fiscalizando o atendimento de algumas unidades clínicas da capital, entre elas o Pronto-Socorro, onde encontrou dezenas de pacientes acomodados nos corredores do hospital
No pronunciamento que fez hoje (15) no plenário da Câmara Municipal, o vereador Dr. Xavier informou ter realizado uma visita ao Pronto-Socorro de Cuiabá na última segunda-feira (12) de Carnaval. Nessa fiscalização in loco, relacionada ao atendimento prestado pela unidade hospitalar, ele constatou uma superlotação de pacientes à espera de encaminhamento cirúrgico, liberação e outras providências. Segundo o vereador, isso afronta a própria dignidade do cidadão, a despeito do propósito do PS de salvar vidas, como tem feito ao longo dos anos. Ele exigiu que a Secretaria de Saúde diligencie providências urgentes para sanar essa deficiência, "que realmente envergonha o povo que gosta de Cuiabá e anseia por uma saúde exemplar".

Em conversa com pacientes, o parlamentar apurou que alguns estão nos corredores há dias, com risco de agravamento do quadro clínico, a exemplo de casos de fratura. "Muitos aguardam nos corredores sem saber quando serão atendidos. Acontece o seguinte: os médicos visitadores não têm um horário definido, e às vezes sequer comparecem à unidade, segundo queixa geral. Fatos que contribuem para uma superlotação, pois não tem como sequenciar o tratamento ou dar alta ao paciente sem avaliação dos especialistas visitadores. Vou cobrar mais rigor no cumprimento das visitas regulares desses médicos", anunciou.

A presença do vereador Dr. Xavier no Pronto-Socorro não causou surpresa nos clínicos que conhecem a sua dedicação na área de Saúde e demais funcionários (administrativos). Mas quiseram saber do parlamentar o que o levou a estar ali justamente em pleno Carnaval, pois nenhum outro político apareceu por lá. Dr. Xavier explicou que nenhum Carnaval tem graça se o povo carecer de atendimento digno à altura dos seus direitos, especialmente na área de Saúde. "Épocas festivas são propícias para averiguarmos como a Saúde Municipal está funcionando. Esta visita propiciou comprovarmos que a propaganda da Secretaria de Saúde (de corredores vazios no PS) não corresponde à realidade”.

Já em reunião posterior com funcionários da Coordenação do Pronto-Socorro, na mesma data, o vereador sugeriu que seja designada uma assistente-social para assistir os pacientes que aguardam atendimento específico. "Às vezes, os pacientes aguardam apenas a avaliação de um especialista (neurologista, cardiologista, pneumologista, cirurgião plástico, etc...) para receber alta. Assim, permanecem nos corredores, gradualmente congestionados. Sabemos que mais da metade dos pacientes que aportam diariamente no PS procedem do interior de Mato Grosso, de outros estados e até mesmo de outros países, a exemplo da Bolívia. Todos merecem e precisam ser atendidos reconheço, aliás, existir aí boa-vontade do Pronto-Socorro em acolhê-los. Faz-se primordial é que o PS tenha suporte condizente à demanda diária, melhorando o atendimento".

Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.