Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/01/2018
Vereador promove semana de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado em Cuiabá
Secom/CMC
Vereador Ricardo Saad
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou projeto de lei do vereador Ricardo Saad (PSDB), tal projeto se refere à criação da semana do Incentivo ao Parto Normal e Humanizado. O evento deve ser realizado na primeira semana do mês de maio.

O parto humanizado é a forma de como o parto normal é realizado. Nesse método a mulher dá a luz de forma natural sem intervenção cirúrgica e anestesia o contrário do que seria no hospital. O desejo da gestante é o que prevalece podendo escolher se prefere na água, na cama, no chão e na presença dos familiares.

Ricardo Saad além de parlamentar é obstetra em Cuiabá. “Estou muito satisfeito com a aprovação do projeto, acredito que com a Semana de Incentivo ao Parto Humanizado seja possível levar informações as gestantes que queiram fazer o parto normal e que por falta de informação, acaba recorrendo a uma cesariana que em muitos casos são desnecessárias”, declarou o médico.

Segundo o Ministério da Saúde, 55% dos partos realizados no país são de cesarianas. Na rede privada representa 84,6% e na rede pública, 40%. O incentivo do parto normal e humanizado é uma medida de redução do número de cesarianas e de violência obstétrica já que de acordo com a Fundação Perseu Abramo e SESC uma em cada quatro gestantes, sofre algum tipo de violência durante o parto.

Aline Barbosa 
Assessoria de Imprensa/Vereador Ricardo Saad


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.