Início
NOTÍCIAS
20/12/2017
CPI em andamento, colegiado define datas e primeiros depoentes
Arquivo-Secom/CMC
CPI em andamento, colegiado define datas e primeiros depoentes 

A reunião da CPI para investigar o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), realizada na manhã de hoje (20), no Plenário da Câmara, resultou na apresentação da lista das primeiras quatro pessoas a serem interrogadas, a decisão foi tomada em colegiado pelos três membros da comissão o presidente vereador Marcelo Bussik (PSB), Adevair Cabral (PSDB) relator e o membro Mário Nadaf (PV).

No dia 07 de fevereiro a Comissão deve ouvir o servidor público Valdecir Cardoso, apontado como o responsável por instalar a aparelhagem de gravação na sala do ex-secretário Silvio César.

Dia 16, o próprio Silvio César prestará depoimento, ele aparece na gravação entregando maços de dinheiro ao então Deputado Estadual Emanuel Pinheiro.

Dia 21, Allan Zanata deve ser ouvido, porque foi divulgada fita na qual ele surge em uma conversa com Sílvio César, supostamente praticando ato de obstrução à Justiça.

Dia 23, é a vez do ex-governador Silval Barbosa, à época filiado ao PMDB, prestar esclarecimento sobre a revelação de que no seu governo o então deputado teria recebido dinheiro em troca de apoio.

Ficou decidido também que a Comissão vai enviar um requerimento ao STF solicitando cópia da documentação que embasa a investigação contra o então deputado.

Superado o impasse sobre a condução dos trabalhos, pois o Plenário decidiu pelo entendimento de que as decisões na CPI devem passar pelo crivo de todos os membros obedecendo à forma colegiada, a Comissão decidiu, também hoje, que as reuniões de expediente (quartas-feiras) e de oitivas (sextas-feiras) serão realizadas no Plenário, abertas ao público e com transmissão em tempo real, a fim de garantir total transparência dos atos.

Em função disso o vereador Mário Nadaf (PV), membro da Comissão, considerou que a reunião foi “altamente produtiva. Já apresentamos o calendário de oitivas e o requerimento da documentação sobre o ex-deputado, porque todas as peças da investigação estão contidas nesse processo. Assim vamos fechar esta primeira fase, se necessário outras pessoas serão convocadas, conforme haja desdobramentos. Então, não encerramos por aqui”, explicou Nadaf.

Apoio dos pares

O vereador Luís Cláudio (PP), presenciou a reunião e fez uso da palavra para parabenizar os membros da Comissão “por que estão falando a mesma língua, enquanto julgadores, temos que usar a razão”, recomendou.

Aproveitando o momento, o vereador Adevair Cabral relator da CPI, parabenizou o presidente da Comissão, vereador Marcelo Bussiki por ter acatado a decisão do plenário o que permitiu que a CPI retomasse o andamento normal.

O vereador Mário Nadaf, exaltou a pacificação trazida pela decisão do plenário e observou que “já recomendou a juntada das atas das reuniões da CPI”, lembrando que “prevaleceu a ideia que defendemos desde o começo” de que as decisões deveriam ser tomadas de forma colegiada.

Recesso parlamentar

O Presidente da CPI, vereador Marcelo Bussiki (PSB) anunciou que os trabalhos da Comissão estão suspensos a partir do dia 21 (quinta-feira), por causa do recesso parlamentar anual, com retomada prevista para 02 de fevereiro.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/11 - Vereador apresenta projeto que cria Programa de Prevenção a Endometriose na Rede Municipal de Educação
26/11 - Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi tema de Sessão Solene
26/11 - Câmara derruba vetos do Executivo a dois projetos de lei
26/11 - Vereadora defende fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher
25/11 - Patrolamento e limpeza de ruas e praças são temas de indicações
25/11 - Servidores da Câmara participam de curso de formação de brigadistas
25/11 - Vereador cobra melhorias no serviço terceirizado pela Águas Cuiabá
25/11 - Câmara assina convênio com Colégio Adventista e garante desconto para servidores
25/11 - Projeto garante instalação de aferidor de esgoto em residências de Cuiabá
24/11 - Vereador viaja em comitiva com prefeito e secretária para cobrar pautas da Saúde
24/11 - Vereador apresenta anteprojeto sobre regularização fundiária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.