11/12/2017
Estudantes e profissionais da escola municipal Octacílio da Cruz visitam Câmara de Cuiabá
Brunna Maria/Secom-CMC
Na manhã desta segunda-feira (11), a convite do vereador Abilio Junior, estiveram na Câmara Municipal de Cuiabá os estudantes: Giovana Ferreira, Samuel Cristian, Gustavo da Silva e Isadora da Silva Rodrigues e as profissionais: Ester Danilichen, professora e Josimairi Rodrigues, coordenadora pedagógica, todos da Escola Municipal de Ensino Básico Tenente Octacílio Sebastião da Cruz. Na oportunidade os visitantes fizerem um tur na Casa de Leis, conheceram o Plenário, entre outras dependias do parlamento local.

A visita se deu em virtude da busca de apoio da Câmara e também da Prefeitura para o projeto ambiental que foi realizado pelos alunos da 3ª serie do Ensino Fundamental. Na ocasião da visita, os estudantes entregaram uma carta (anexo) feita pelos próprios alunos na qual eles sugerem ações para o poder público intervir no parque Lagoa Encantando, proceder a limpeza e manutenção, além disso solicitaram melhorias na escola.

Ao relatar a importância do projeto, os alunos informaram que o meio ambiente é muito importante para a vida e que por isso precisa ser preservado e recuperado, quando ele está degradado, além disso, os estudantes mencionaram sua satisfação ao conhecerem a Câmara e também da contribuição que os vereadores podem dar para o sucesso de seus projetos.

Isadora da Silva, uma das participantes do projeto, ao comentar a relevância do projeto, ressaltou que: “a importância de manter o lugar limpo, por que se ele não manter o lugar limpo um dia o mundo não vai mais aguentar e não vai mais ter água e não vai mais ter bondade”, além disso a estudante falou que o poder público pode ajudar melhorando a segurança com iluminação e a estrutura do local.

“Estamos terminando um projeto sobre o meio ambiente e mediante uma pesquisa que os estudantes fizeram, tanto no parque Lagoa Encantada como na própria escola, constatamos a necessidade de buscar apoio na Câmara e na Prefeitura, bem assim de propiciar aos alunos uma educação prática e cidadã, afirmou Danilichen”.

Já Josimaire Rodrigues ressaltou que: “viemos aqui, para que a pesquisa dos estudantes tenha um retorno para a comunidade, nós trabalhamos com mudança de atitudes, de comportamento e na conscientização, os nossos projetos levam em conta isso, portanto é importante as aulas de campo, que nós chamamos de expedição investigativa, a partir disso surgiram vários questionamentos, o que propicia ações interventivas dos estudantes na resolução dos problemas, com o auxilio do poder público”.

Fotos Relacionadas