21/11/2017
Colégio de Líderes define membros de CPI, vereador Renivaldo Nascimento diz que: CPI é palanque eleitoreiro e autopromoção de vereadores candidatos
Arquivo/CMC
Vereador Renivaldo Nascimento
Na manhã desta quinta-feira (16), aconteceu a reunião extraordinária do Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Cuiabá, para definir o relator e o membro da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, criada para investigar o atual prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (PMDB).

O Colégio de Líderes é composto pelos líderes indicados por cada bancada parlamentar e tem a finalidade de deliberar acerca das proposições a serem votadas em Plenário, além dessa ação, o regimento também assegura aos líderes indicar o representante do respectivo partido e seu substituto em Comissões.

O presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros (PV), anunciou o resultado da votação durante coletiva à imprensa.

Por 10 votos a 2 definiu-se como o Relator da Comissão, o Vereador Adevair Cabral (PSDB), que já está em seu quarto mandato no parlamento e hoje faz parte da segunda maior bancada na Câmara. O pevista Mário Nadaf, que também está no seu quarto mandato e faz parte da maior bancada foi escolhido em votação como membro da CPI. O vice-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Renivaldo Nascimento (PSDB) explicou que  ao contrário do que se expõe na mídia, querem jogar para torcida e alerta sobre os verdadeiros objetivos relacionados a próxima eleição, o palanque e candidatos  fazendo campanha, iludem a população com politicagem barata. “A Polícia Federal já está investigando, o Ministério Público já está investigando. O que a Câmara vai fazer ainda com essa investigação? A Câmara tem mais poder investigatório do que uma Polícia Federal, do que o Ministério Público? Eles são competentíssimos para isso aí, tem a chancela de um juiz para fazer qualquer verificação, buscar, para ouvir, levar coercitivamente. E nós, não. O que nós vamos ficar fazendo aqui?”, questionou.

O vereador finalizou dizendo com a instauração da CPI, a câmara vai acabar “passando vergonha” e que a apuração por parte dos vereadores seria necessária apenas se as demais instituições não tivessem tomados providências. “Vai passar vergonha essa CPI porque não tem condições de levar para frente, não só por falta de servidor, mas pela questão jurídica mesmo. Se os órgãos de investigação estivessem omissos, tudo bem. Se ninguém está fazendo nada, eu vou fazer alguma coisa aqui. Mas nós estamos aqui sentados, aguardando o resultado de toda essa celeuma aí. Eu quero que apure, de verdade, mas não é pisando na cabeça das pessoas pra se autopromover”, concluiu.

O tucano explicou que não vê viabilidade na CPI tanto pelo fato da Câmara Municipal estar sem estrutura de pessoal, quanto pela falta de fundamento jurídico. Ele diz ter interesse em que o esquema de corrupção delatado por Silval Barbosa seja esclarecido, mas pelos órgãos competentes.

Renivaldo Nascimento (PSDB) cita ainda “Eu não fui ao STF com ‘faixinha’, não. Aquilo ali foi pra tirar foto, para mídia... Eu não me sujeito a isso, até porque sei que não temos influência nenhuma lá no STF. Aquela casa trabalha. Aquilo foi uma extensão do circo. Vai ser mais um circo na CPI”, declarou Renivaldo durante sessão ordinária que debatia justamente a abertura da CPI para investigar o prefeito.

Assessoria de Imprensa/Vereador Renivaldo Nascimento