01/11/2017
Jacy Proença participa da Tribuna Livre e reforça a importância do diagnostico precoce do Câncer de Mama
Brunna Maria/Secom-CMC
Jacy Proença
A Profª Jacy Proença esteve participando da Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (31), para fazer um alerta as mulheres quanto ao diagnóstico precoce do Câncer de Mama, na data em que finaliza o Outubro Rosa.

Em março deste ano, aos 53 anos, Jacy se submeteu a uma cirurgia, no Hospital do Câncer, quando foi diagnosticada com a doença. Desde então, vem intensificando o tratamento à base de quimioterapia e radioterapia.

A professora alerta sobre a importância do diagnostico precoce. “Eu estive utilizando a tribuna, para atender um chamamento desta Casa de Leis e falar de uma questão extremamente importante que é o Outubro Rosa,  não somente um trabalho de prevenção, mas também alertar para importância de um diagnóstico precoce”, relatou Proença.

Jacy  desenvolve um trabalho, principalmente através das redes sociais, onde alerta as mulheres sobre a prevenção, motivando-as a encarar a doença de forma corajosa e positiva.

O Vereador Abílio Junior (PSC) foi quem convidou a professora para estar na Câmara abordando o assunto.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico.

Fique de olho nos sintomas:

Os 12 sintomas de câncer de mama que não devem ser ignorados incluem:

1.            Alterações do tamanho ou forma da mama
2.            Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama
3.            Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho
4.            Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas
5.            Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma muito maior que a outra
6.            Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama
7.            Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja
8.            Coceira frequente na mama ou no mamilo
9.            Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo
10.          Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue
11.          Inversão súbita do mamilo
12.          Veia facilmente observada e crescente.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues