17/08/2017
PL de Luís Cláudio, sobre Apoio aos portadores de Doença Celíaca, é aprovada pela Câmara e aguarda sansão do Executivo municipal
Ednei Rosa/Secom-CMC
Vereador Luís Cláudio
De autoria do vereador Luís Cláudio (PP), foi aprovado pela Câmara de Cuiabá o Projeto de Lei (PL) que institui a Política de Apoio aos portadores de Doença Celíaca no Município de Cuiabá. Para que este projeto se torne efetivamente uma lei, há a necessidade o prefeito de Cuiabá sancioná-la.

Esse PL vem ao encontro das necessidades de portadores dessa doença e de suas famílias, que nem sequer conseguiam o diagnosticar a doença e com isso sofrem consequências, muitas vezes sérias por conta de um diagnóstico tardio.

Esse PL diz que o Poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoverão programas educativos com a finalidade de esclarecer as características, os sintomas e o tratamento da doença.

A doença celíaca é genética e autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten que é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

O vereador na apresentação do projeto na Câmara, trouxe para uma explanação sobre esse mal, que ainda é pouco divulgado.
Sra. Silvia Jessé, mãe de uma criança portadora de doença celíaca, o Emanuelzino, lutou muito para conseguir o diagnóstico da doença, porém nenhum médico queria fazer os exames no menino que chegou a perder um rim.

Silvia diz que o diagnóstico da doença é o começo da vida e não o fim. Essa é uma enfermidade que não tem cura, mas pode ser controlada, através de alimentação adequada.

Com a intenção de amenizar os efeitos dessa grave doença é que o vereador Luís Cláudio apresentou o projeto de Lei que além do diagnóstico, também vem facilitar a convivência dos celíacos em seu meio social.

Márcia Vianna
Secretaria de Comunicação

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital