14/07/2017
Vereador Abilio prestigia lançamento do livro ‘Conhecendo Cuiabá’, escrito por Jacy Proença
Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Abilio Junior e Jacy Proença
O vereador Abilio Junior (PSC) prestigiou o lançamento do livro ‘Conhecendo Cuiabá’, escrito pela pedagoga, pós-graduada em Ciência Política e Gerente de Cidades, Jacy Proença. O lançamento da obra literária ocorreu na noite dessa quarta-feira (12-07), na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá.

Conforme Jacy, o livro tem uma linguagem leve, fácil e bastante acessível a qualquer leitor. “A nossa intenção não era fazer um livro de história em si. Mas contar um pouco da importância histórica e cultural de alguns prédios públicos, ruas, monumentos e outros espaços dos quais as pessoas passam em frente todos os dias, mas sem ter ideia por que têm determinado nome, em que época surgiram, enfim, mostrar às pessoas o contexto com que esses espaços foram construídos, fazendo com que elas saibam um pouco mais sobre a nossa cidade e fomentando nelas o sentimento de pertencimento”, explicou.

Dentre os pontos citados na obra estão o Morro da Caixa D’Água Velha, Parque Mãe Bonifácia, Palácio da Instrução e o Centro Geodésico da América do Sul, na rua Barão de Melgaço, sendo esse último o local onde também está instalada a Câmara de Vereadores e que já foi sede da Assembleia Legislativa do Estado.

“Muitos que trabalham ali não sabem da importância histórica do local, que já foi usado como ponto de execução de escravos, chamado de ‘Largo da Forca’, também foi área de touradas, quando era conhecido por ‘Campo D’Ourique, já foi sede da Assembleia Legislativa e hoje funciona a Câmara de Vereadores, onde também está instalado o obelisco indicando o Centro Geodésico da América do Sul. E tem muita, mas muita gente que não sabe desse contexto histórico que o local possui”, enfatizou Jacy.

Segundo o coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da IFMT, Noel Alves Constantino, o livro é bastante didático. “É uma leitura rápida, agradável, com uma linguagem fácil e acessível, o que contribui muito para o aprendizado dos estudantes do turismo na disciplina de Conteúdo Histórico e Afins”, disse Noel.

Para o vereador Abilio é uma honra contar o trabalho dedicado da Jacy. “Ela que é uma mulher de fibra, militante dos movimentos negro e de defesa da mulher, agora contribuindo ainda mais para a sociedade em geral, com a conclusão desse trabalho que tem um cunho histórico e cultural bem interessante”, falou Abilio, enfatizando que Jacy compõe sua equipe de assessoria parlamentar, sendo responsável na elaboração de projetos para a cidade, estando afastada, atualmente, por motivo de saúde.
Quem tiver interesse em adquirir o livro ‘Conhecendo Cuiabá’ pode entrar em contato pelo telefone 99903-1013.

Dana Campos
Assessora de Imprensa/Vereador Abilio Junior (PSC)

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues