06/06/2017
Vereador Mário Nadaf prestigia festa de 100 anos do 1º BPM
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

Neste último sábado (03) o vereador Mário Nadaf (PV), participou da festa de 100 anos do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), “Batalhão Daniel Queiroz”. E para celebrar a data, o 1º Comando Regional de Cuiabá (CR), reuniu autoridades civis e militares na sede do quartel, na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto.

Sob o toque de corneta, os convidados foram recebidos. Logo depois todos compartilharam do café da manhã tipicamente cuiabano, o “chá com bolo” e assistiram a apresentações da Banda da Polícia Militar e do grupo folclórico de siriri Flor Ribeirinha, da comunidade São Gonçalo Beira Rio e para fechar as comemorações o tradicional desfile militar.

A solenidade seguiu com homenagens e entrega de moções de aplausos aos ex-comandantes e outras autoridades civis e militares.

O Decreto estadual de número 08, de junho de 1917, o mesmo que reorganizou e denominou a polícia local de ‘Força Pública’ e instituiu o Comando-Geral, criaram os dois primeiros batalhões do Estado, o 1º, com sede em Cuiabá, e o 2º, em Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul.

O nome ‘Batalhão Queiroz’ é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante.

O prédio é tomado como patrimônio histórico estadual. Além de sediar um batalhão com mais de 230 policiais, lá funciona o Museu da Polícia Militar, onde estão guardadas as relíquias (antigas armas, uniformes, insígnias entre outros) da policial militar mato-grossense.

“É uma honra, prestigiar essa celebração e entregar moções de aplausos que por meio do trabalho desses valorosos policiais, esse Batalhão contribuiu e contribui para a construção de nossa cidade”, pontuou.

Da assessoria de imprensa.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues