Início
NOTÍCIAS
23/05/2017
Bussiki propõe estender licença a todos os pais adotivos
Brunna Maria - Secom/CMC
Vereador Marcelo Bussiki
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) propôs a ampliação da licença maternidade/paternidade aos pais adotantes que atuam no âmbito do Executivo e  Legislativo de Cuiabá, bem como a instituição da Semana da Adoção na Capital. O anúncio foi feito durante sessão solene na Câmara de Cuiabá, nesta segunda-feira (22), promovida em comemoração ao Dia Mundial da Adoção, celebrado em 25 de maio. 

Hoje, somente pais que adotam bebês e crianças de até oito anos têm direito à licença que varia entre 30 a 120 dias, de acordo com a idade do adotado. A ideia de Bussiki é que essa licença seja semelhante a licença-maternidade e valha para todos os casos, independentemente da idade do adotado. Já a Semana da Adoção busca trabalhar nas escolas e instituições sobre a importância da adoção.

“Estamos propondo uma emenda na lei orgânica para estender a licença àqueles servidores  que adotam crianças de todas as idades. Hoje, só alguns têm direito e o objetivo é incentivar, não somente a adoção, mas o fortalecimento dos laços entre a família com a criança adotada, por meio desse tempo que as famílias terão juntos”, disse, durante a abertura da sessão.

O evento homenageou 57 pessoas entre pais e mães adotantes, bem como os profissionais que atuam no fortalecimento a rede em prol da adoção em Mato Grosso.  Hoje, a  Capital possui 10 crianças aptas para adoção e outras 80 crianças acolhidas nas seis instituições de acolhimento.

“Além de homenagear, queremos chamar a atenção do poder público e de todos nós para essa causa nobre, bem como estimular que esse sentimento de adoção surja em mais pessoas e corações, porque essas crianças só precisam de amor, carinho e uma família”, afirmou.

Dentre as homenageadas está Lindacir Rocha, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). Ela, que possui uma filha adotada, destacou a importância da conscientização da sociedade sobre o ato de amor que é adotar.

 "Ainda enfrentamos muitos preconceitos sobre as crianças que aguardam a adoção. Todos vêm de lares de dor, mas que podem ser ressignificados. Essa sessão nos convida a praticar atitudes adotivas e contribuir para a sociedade mais justa e solidária", disse.

 A juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, lembrou-se da importância do Executivo e Legislativo para a promoção da adoção e melhoria da estrutura para crianças acolhidas.

“Hoje temos as casas lares, o Lar da Criança e ala pediátrica do Pronto Socorro, por exemplo, voltadas para os cuidados com a criança e isso é muito importante. É importante termos, todos os dias, a sensibilidade, o carinho e pretensão de trabalhar em prol do próximo, especialmente aqueles que estão no poder, que podem e muito fazer a diferença”, garantiu.

O ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e sua esposa Virginia Mendes, também foram homenageados como pais adotantes. Eles adotaram Maria Luisa, quando ela tinha poucos meses de vida.

“Todos nós que estamos aqui temos uma relação com a causa. Quando adotei a nossa filha, muitos disseram que ela tinha sorte. Sorte tivemos nós pelo amor que essa criança nos trouxe. Ela preenche nossas  vidas e corações e todos nós temos que trabalhar para dar importantes passos nessa direção”, afirmou.

Também como homenageado, o secretário Max Russi destacou a importância da sessão solene.  Mato Grosso tem 54 crianças e adolescentes disponíveis para a adoção.  "É importante ação, pois há toda essa problemática em torno da adoção. Meu irmão foi adotado e sei como tudo isso funciona nas famílias e essa sessão mostra a realidade e motiva a adoção para que essas crianças tenham um futuro melhor", disse.

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
25/01 - Servidor da Câmara tem desconto em matrícula no Sesi Escola
23/01 - Joaci Conceição assume Coordenadoria de Cultura da Câmara de Cuiabá
22/01 - Edna Sampaio vai propor comissão especial para acompanhar plano de vacinação
22/01 - Juca define mais quatro nomes para compor secretariado
21/01 - Representantes de bairros apresentam demandas ao presidente da Câmara
21/01 - Advogado assume a Secretaria Geral da Câmara
21/01 - Vereadora pede a lista dos vacinados em Cuiabá e critica quem fura fila prioritária
21/01 - Vereador Sargento Vidal avisa a quem maltrata animais: "Vão sentir o peso das leis!"
20/01 - Michelly deve apresentar cerca de 200 indicações já na primeira sessão legislativa, em fevereiro
20/01 - Presidente e vereadores acompanham lançamento de campanha de vacinação contra Covid-19
20/01 - Presidente da Câmara se reúne com Botelho para discutir mudança de modal e ampliação de vacinação contra Covid-19
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.