18/05/2017
Vereadores discutem instalação de Frente do Rio Cuiabá
Assessoria de Gabinete
Reunião de criação da Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá
A criação da denominada Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá, formada por vereadores de seis municípios da referida região metropolitana (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Acorizal), começou a ser discutida, durante reunião na Câmara de Vereadores de Cuiabá. A ideia é que o grupo ganhe forma jurídica nas próximas semanas.

Para isso, ficou estabelecido que cada Câmara Municipal, através dos respectivos presidentes dos Legislativos, indique oficialmente três vereadores para integrar a formação da Frente Parlamentar. Totalizando assim, 18 cadeiras no comitê, que encontra-se em fase de aparelhamento jurídico, com elaboração e aprovação de estatuto, publicação em Diário Oficial, além da formação e composição da diretoria.

A frente terá a finalidade de acompanhar os trabalhos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), os eixos temáticos ao Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (Educação, Habitação, Saúde, Turismo, Segurança, Lazer e Esporte) Planejamento do uso e ocupação do solo: Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.

“Constituída e instalada, a Frente Parlamentar irá buscar os poderes da esfera estadual, como a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, para participarmos e termos assento nessas discussões. O nosso objetivo não é afrontar o PDDI, pelo contrário, queremos colaborar, pois esse PDDI irá balizar os investimentos para os próximos 10 anos e precisamos permanecer atentos”, analisou o vereador por Cuiabá, Delegado Marcos Veloso (PV), idealizador do grupo de vereadores.

O vereador por Livramento, Manoel Gonçalo de Campos, o Manoelzinho (PSDB) sugeriu que a Frente Parlamentar convide a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), presidida pelo vereador por Acorizal, Rafael Piovezan (PP), para somar com o comitê. “Estamos nos organizando em busca da melhoria dos nossos municípios e entendemos que a presença da Ucmmat nos gerará mais força”, apontou Manoelzinho.

Na avaliação do vereador por Várzea Grande, Ademar Jajah (PSDB) a Frente Parlamentar será um “braço” da Assembleia Legislativa nesse propósito de solucionar problemas pertinentes a região metropolitana. “Todos os municípios vão ganhar com essa Frente Parlamentar, como já existe uma frente na Assembleia, seremos um ‘braço’, auxiliando essa comissão que atua na esfera estadual e possui uma abrangência maior de municípios”, avaliou Ademar Jajah.

A próxima reunião do grupo será em Várzea Grande, com data a definir. A expectativa é que cada Câmara oficialize seus indicados, dando continuidade ao processo de implantação da Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá. Todos os passos para a criação da Frente Parlamentar serão debatidos e decididos entre os vereadores dos seis municípios.

Contato para a imprensa:
Bruno Garcia: (65) 99908-9777