03/07/2008
Morre o último comunista de Mato Grosso
A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da vereadora Lueci Ramos (PSDB) e com a aprovação dos demais vereadores aprovou em sessão plenária “Moção de Pesar” pelo falecimento do professor Carlos Jorge Reiners, considerado por muitos o último comunista de Mato Grosso.

Carlos Jorge Reiners, nasceu em Santo Antônio de Leverger ) em 1933 na fazenda “Corixo”, filho do engenheiro alemão de máquinas a vapor Karl Heinrich George Reiners, que veio da Alemanha para montar os maquinários da Usina de Açúcar Itaicy, na região de Santo Antônio de Leverger onde morava, mais especificamente no distrito de Mimoso (110 km de Cuiabá.

Reiners foi preso em 1964 por integrar um grupo de militantes contrários ao golpe militar. Torturado nos porões da ditadura, Carlos Reiners conheceu Che Guevara, numa possível passagem dele por Cuiabá a caminho da Bolívia. Ele foi o primeiro mato-grossense oficialmente reconhecido como vítima do regime militar, porém não chegou a receber indenização como anistiado político.

Primogênito de uma prole de 14 filhos de Carlos Reiners, um dos fazendeiros mais respeitados do baixo pantanal mato-grossense, que completa 101 anos de vida em agosto próximo.

Ainda adolescente perdeu a mãe, Maria Leopoldina de Almeida, devido às péssimas condições de saúde nas comunidades pantaneiras. O Senhor Carlos Reiners vinha em tratamento contra o câncer havia mais de dois anos. Depois de um restabelecimento que durava desde então, ele foi internado na última terça-feira, no Hospital São Matheus, desta vez com complicações intestinais. Seu quadro clínico se complicou nos últimos dias, quando foi transferido para UTI, e acabou sendo acometido por uma falência múltipla de órgãos, por volta das 21 horas de terça-feira.
Carlinhos, como era mais conhecido, deixa a esposa, senhora Nelza de Moura Reiners, e cinco filhos: Jorge Carlos, Luiz Fernando, Júlio, Hugo Henrique e Patrícia Reiners.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro