19/03/2017
Encontro global de plantio simultâneo pode diminuir o calor em Cuiabá

Com a finalidade de fomentar a arborização urbana em ruas e avenidas de Cuiabá, o projeto “Muda que a Cidade Muda”, voltou as ruas em Cuiabá, neste domingo, no bairro Sol Nascente. A prática teve início no município de São José do Rio Preto (SP) e é comunitária, chamando a atenção das pessoas que já conscientizam-se da importância do plantio e das práticas ambientais, além de, claro atuar no desenvolvimento de políticas públicas nas cidades. O encontro acontece em 60 cidades distribuídas em 10 países. É a primeira vez que o projeto é lançado em Cuiabá e conta com o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que disponibilizou a Secretaria de Obras e, também, do presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá Justino Malheiros que é do Partido Verde.

“É impressionante a rapidez com que as coisas aconteceram e fluem. É um sonho coletivo para a melhoria da cidade. Isso ameniza o calor e leva a todos a conscientização. A parceria ao lado do presidente da Câmara e colaboradores de outros institutos de plantio agrega muito para que tudo isso acontecesse da melhor maneira possível”, disse Renata Terruggi, coordenadora do projeto “Muda que a Cidade Muda”, que ainda informou haver expectativa do projeto se estender mais vezes na capital. “A partir dessa ação, vamos dar prosseguimento em um planejamento abrangente para Cuiabá. Esse projeto visa o plantio de 7 mil árvores em 3 anos pra diminuir a temperatura da cidade. Em São José do Rio Preto, as temperaturas diminuíram 4 graus em relação ao calor e agora vamos fazer os estudos para Cuiabá”.

“Nós viemos aqui antes e procedemos a limpeza do bairro e a melhoria da iluminação no local para que as pessoas possam vir, apreciar e manter. Além disso, doamos as mudas e confeccionamos os buracos para que esse movimento exemplar pudesse acontecer com tranquilidade”, disse o Secretário de Serviços Urbanos José Roberto Stopa que ainda acrescentou que a parceria deve continuar em Cuiabá.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente, Francisco Ferreira de Oliveira disse sobre a importância do projeto. “Esta aí uma excelente iniciativa que merece ser multiplicada. Nossa praça estava mesmo precisando, assim como toda a nossa Cuiabá. A Associação de Moradores está de parabéns e espero que a gente sempre caminhe juntos nesta importante ação”.

“A comunidade abraça essa causa. É ação política que é constante no mundo. Gostei da ideia do plantio generalizado e por isso estamos aqui. Temos que cuidar da natureza. Cabe agora a comunidade manter a cidade, o seu bairro, bonito e arborizado”, disse Airton Segura um dos membros do movimento.

“Quando fomos procurados e nos informaram a respeito desse plantio, imediatamente nos colocamos a disposição pela grandeza do projeto. Por que temos que participar, também, pela preservação ambiental. Abraçamos a causa e fomos buscar a Secretaria de Serviços Públicos ao lado do Horto Florestal que forneceram mais de 150 tipos de plantas para que fossem plantadas aqui no bairro Sol Nascente”, disse Maria Patrícia, representante do gabinete do vereador do Partido Verde.

A campanha ambiental é feita com parcerias com a iniciativa privada. Em retribuição o movimento criou um selo de reconhecimento para as empresas que aderiram ao projeto.

Da Assessoria

Fotos Relacionadas

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital