10/03/2017
Presidência da Câmara homenageia às mulheres
Ednei Rosa - Secom/CMC

O Núcleo de Saúde e a Coordenadoria de Cultura da Câmara de Cuiabá realizaram, nesta sexta-feira (10), um evento para homenagear as servidoras da Casa. O tema central foi a saúde da mulher com palestra realizada pela médica cooperada Unimed, Dra. Angela Aparecida Sikuinelli, ginecologista graduada em 1997 pela UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.

Conforme a médica, devido às responsabilidades que a mulher assume cotidianamente e que abrange várias áreas, a mulher deve estar atenta à saúde, “porque se a mulher adoece, todas as pessoas da família ficam prejudicadas”, destacou. Para ela, hoje as mulheres são os pilares das famílias e têm muitas jornadas. “Elas têm um lado profissional, administram a casa, cuidam do marido e dos filhos também”, pontuou. Em função disso, as mulheres têm que “achar um tempo, um espaço, para seus hobbies, suas atividades físicas. Em resumo, elas têm que encontrar um tempo para cuidar de si”, explicou a médica.

Sikuinelli avalia que atualmente a mulher está mais consciente desse papel e da necessidade de estar saudável. “Antes a mulher se anulava. Então o trabalho doméstico ou qualquer outro que ela realizava não era notado. Agora a mulher saiu desse ambiente doméstico e foi para o mercado de trabalho, por isso ela está mais preocupada em estar saudável para si própria, até em função de suas necessidades”, explicou.

“Nessa luta por maior ascensão, a mulher está no caminho certo. Ela está conquistando cada vez mais espaços profissionais, estudando mais, e entrando em todos os segmentos sociais”, considerou a médica Sikuinelli.

O presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros (PV), destacou que “este é o mês das mulheres, e é importante darmos o reconhecimento que elas merecem, pois estão ao nosso lado, ajudando dentro e fora da nossa casa, às vezes até em uma tripla jornada de trabalho.”

A professora Jacy Proença, que foi vice-prefeita da Capital, militante dos movimentos em favor da mulher, usando a palavra, parabenizou o presidente pela iniciativa diferenciada. “Já tivemos em outros anos, comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Mas quero parabenizar o presidente por esse novo formato. É a primeira vez que ocorre desta forma, reconhecendo a colaboração de tão valorosas companheiras que atuam a tantos anos neste parlamento. Então todas nós estamos muito gratas. Porque as comemorações sempre ocorreram no plenarinho. Então eu fui para lá e quando cheguei pensei que haviam cancelado. Mas depois fui informada que estava acontecendo no  Plenário. E isso é uma honra para a mulher. Muito obrigada por isso.”, declarou Jacy.

Justino explicou que “este evento é parte da política de aproximação que esta administração implementou, visando servidores e sociedade em geral. É preciso ressaltar que esta Casa não funcionaria sem a colaboração das servidoras”, encerrou.

Secretaria de Comunicação da Câmara

Etevaldo Almeida