22/02/2017
Vereadores questionam falta de verbas para o Hospital do Câncer em Cuiabá
Ednei Rosa - Secom/CMC
O hospital do Câncer em Cuiabá vem perdendo verbas destinadas ao atendimento de pacientes de Mato Grosso e da região Centro Oeste, cuja estrutura é referência nacional no tratamento de câncer. A informação partiu do líder do (PP), na Câmara dos Vereadores de Cuiabá, Luís Cláudio, após uma visita à unidade hospitalar para verificar a denúncia de redução das verbas da Secretaria Municipal de Saúde, que cortou no mês passado, R$ 120 mil dos recursos destinados ao hospital.

A unidade arrecada mensalmente R$ 493 mil, mas R$ 392 mil têm sido direcionados para pagar empréstimos bancários. “Não pode ter cortes. Que se busque a negociação, mas o corte não. Os pacientes não podem ser responsabilizados por problemas de gestão financeira”, argumentou o vereador Luís Cláudio. Ao ressaltar o conteúdo de uma Ata de reunião da Secretaria de Saúde de Cuiabá com o Hospital do Câncer, em que a secretaria garantia não cortar os recursos por conta da suspensão dos atendimentos em novembro de 2016, quando os hospitais filantrópicos fizeram o questionamento se iriam receber verbas. “Esperamos que essa situação seja revista e a saúde pública funcione minimamente. “Essa unidade é referência nacional, sem ela, as pessoas têm que se deslocarem até Barretos em São Paulo para buscar tratamento, sendo que aqui há é eficiente”, disse Luis.

O vereador constatou as denúncias com o diretor-presidente, Laudêmio Moreira Nogueira acompanhado do contador Gilson Gomes, que confirmaram a frequência da falta de verbas para o hospital, ocasionando prejuízos financeiros para a entidade filantrópica que depende, unicamente de recursos de convênios e doações privadas para atender mais de quatro mil pacientes por mês. “Estamos financiando a instituição com bancos privados pagando juros da ordem de R$ 120 mil mês a título de empréstimos para quitar folha de pagamento e fornecedores”, disse o diretor.

Na avaliação de Luís Cláudio falta respeito às entidades filantrópicas mato-grossenses. “Há um desrespeito com todas as entidades filantrópicas. Não podemos aceitar que o hospital do Câncer faça empréstimos mensalmente para cobrir o custo do atendimento aos seus pacientes”, lamentou o parlamentar.

O vereador Ricardo Saad (PSDB) também alertou para a profundidade do problema em todos os municípios de Mato Grosso e não somente em Cuiabá. Ele disse que numa conversa na secretaria de Finanças de Cuiabá, soube que o Estado havia feito um repasse na semana passada, para pagar os hospitais na Capital, mas que desde ontem, nenhuma unidade teria recebido o dinheiro e que, um movimento de protesto está sendo articulado pelos donos de hospitais que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) via Estado. “É para paralisar todos os filantrópicos, caso não haja a quitação dos repasses atrasados”, disse o vereador.

O vereador Paulo Araújo (PP) citou o caso da falta de recursos financeiros para a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, onde os serviços foram suspensos devido a um débito de R$ 4 milhões, segundo números da própria instituição.

Sid Carneiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues