08/02/2017
O vereador Elizeu Nascimento promove diálogo entre comunidade e empresário
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Elizeu Nascimento (PSDC)

O mau cheiro provocado durante o processamento de material orgânico para produção de húmus está incomodando os moradores da zona rural Bandeirante II que, por conta desse transtorno, já até formaram uma associação, a fim de encontrar uma solução para o problema.

A empresa tem dez anos naquela localidade e utiliza o húmus na produção de um certo tipo de adubo, a partir de resto de animais. Com o tempo, a cidade avançou para as proximidades da empresa e com o aumento da população em redor, os moradores passaram a se sentir incomodados com o odor espalhado pelos ventos.

Mesmo unidos pela associação, os moradores não conseguiram nenhum diálogo com a empresa. Eles reclamam de duas situações: a primeira é que durante o trajeto, restos dos animais caem do caminhão e ficam expostos pelas estradas segundo problema, é o cheiro insuportável que exala da matéria orgânica estocada no depósito da empresa.

A associação procurou o parlamentar Elizeu Nascimento (PSDC) para mediar um diálogo com a empresa. “Não queremos prejudicar ninguém, nossa intenção é encontrar uma solução que satisfaça a ambos”, explicou Geferson Andrade de Souza, representante dos associados.

O vereador promoveu uma reunião com as partes para uma conversa a fim de apaziguar a comunidade.  A reunião foi realizada no gabinete do parlamentar, para que um acordo fosse firmado. “Em primeiro lugar agradeço a Deus e aos 4.012 votos, porque através dessa oportunidade pude promover esse diálogo, conseguimos apaziguar e resolver todos esses transtornos dessa comunidade, o papel do vereador é fiscalizar e legislar e também estar próximo das comunidades, com o gabinete sempre aberto para conversação”, declarou Elizeu.

Os moradores e a empresa entraram em acordo. Ficou proposto que a empresa adicione calcário nos caminhões que fazem o transporte do material, plante leguminosas, flor Dama da Noite, Eucalipto e cercas vivas, para quebrar o vento, evitando que o mau cheiro se propague tanto no transporte como na armazenagem do composto orgânico.

O vereador disse que está atento aos problemas das comunidades e relembrou que em 2016 solicitou a reforma da ponte da comunidade Bandeira II, que foi revitalizada no ano passado pela prefeitura de Cuiabá, “Inclusive já apresentei Indicação na Câmara para a construção de uma ponte de concreto na região”, disse Elizeu.

Laís Canto – Assessora de Imprensa