20/06/2008
Lutero resgata história de José Torquato da Silva
Lutero entrega replica da placa à familiares
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB), dando prosseguimento ao seu projeto de resgate histórico inaugurou nesta quarta-feira (18/06) a placa nominativa da Escola Municipal José Torquato da Silva no bairro Parque Residencial Coxipó. Compareceram à cerimônia os netos de José Torquato da Silva, Maria Luiza, Luiza Maria e Luiz Carlos.

O projeto do vereador Lutero Ponce é embasado na Lei Municipal 4.992 de 25 de julho de 2007 que estabelece as normas das novas placas nominativas a serem instaladas em logradouros públicos de Cuiabá. A placa deve trazer foto e histórico do patrono da instituição.

Segundo Lutero, Torquato foi um exemplo de vida e faz parte da história do Estado de Mato Grosso por isso deve ser lembrado. “Vocês alunos têm um motivo de orgulho para contar para seus pais e amigos e devem zelar e não deixar ninguém machucar esta placa. Ela faz parte da história de uma vida, a história de um povo e um povo sem história se perde”, afirmou.

A neta Luiza Maria acredita que o projeto de resgate histórico é de grande importância para as pessoas que estão em Cuiabá e não conhecem a história de José Torquato e de muitos outros patronos “muitos ouvem falar, mas não conhecem”, revelou. Luiza conta que seu avô foi um exímio contador e advogado sem ter freqüentado uma faculdade. “Eu parabenizo o vereador por resgatar a história dos nossos cuiabanos”, afirmou. Já a neta Maria Luiza afirmou que se emociona pelo fato do avô ser lembrado depois de tanto tempo que ele morreu. “Geralmente quando se passa o tempo as pessoas entram no esquecimento por mais que tenham feito por uma comunidade”, disse.

Como servidor público municipal, Luiz Carlos disse que a maioria das placas das escolas foi roubada. Para ele o resgate histórico que se faz com a instalação das novas placas é um exercício de cidadania. “Na escola a gente não aprende somente o conteúdo programático, a gente aprende inclusive a ser gente e a ser cidadão. Nessa época tão carente de valores e exemplos a seguir nada melhor do que recuperar a história de pessoas como o meu avô que ajudaram a construir Cuiabá”, disse emocionado.

De acordo com a diretora da escola, Marioneide Angélica Kaliemaschewsk, a nova placa vai ajudá-la na aula inaugural que a escola faz no início de todo ano letivo, oportunidade em que a história da fundação da instituição é contada aos novos alunos. “Vemos que a educação também faz história. Visto que a educação é um meio de transformar uma nação e com essa atitude o vereador Lutero e a Câmara Municipal mostram que se preocupam sim com a educação”, afirmou.

José Torquato da Silva ainda jovem trabalhou como aprendiz de marceneiro, foi guarda civil, aprendeu de forma autodidata a Contabilidade e Direito. Foi contador da Usina de Itaicy durante 14 anos e da Firma Lucas Borges e Cia, foi promotor público e secretário municipal de obras de São Antônio do Rio Abaixo, hoje Santo Antônio de Leverger. Exerceu o cargo de secretário de repartição de Obras e Viação de Capital e foi um dos fundadores do Instituto Histórico de Mato Grosso. Teve sete filhos e 20 netos. Nasceu em 1869 e faleceu em 1947.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi