11/11/2016
Taxistas buscam apoio de vereadores para barrar Uber na Capital
Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC
Representante dos permissionários usa a Tribuna
Representantes dos taxistas estiveram na Câmara de Cuiabá nesta quinta-feira (10) para pedir o apoio dos parlamentares para fazerem valer a lei 5.921/2015, que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros através de permissões. A categoria está receosa com a possibilidade de instalação do Uber na Capital

Nas últimas semanas representantes do UBER - um sistema de transporte privado urbano, de fonte multinacional americana, que se utiliza de um aplicativo para comunicação entre o passageiro e motorista particular, estiveram em Cuiabá apresentando o aplicativo e buscando agregar motoristas para atuarem na Grande Cuiabá.

Segundo Adailton Lutez L. Bispo, presidente do sindicato dos taxistas (SINTAC), que atualmente representa 604 motoristas em Cuiabá, “estamos vivendo um momento de impasse, pois, estão tentando nos tirar um direito legal. Somos uma categoria que presta um serviço e pagamos impostos para isso”.

Os representantes dos taxistas alegam que o Uber é um empresa de tecnologia e aplicativos que funciona com carros particulares, não tem registro na cidade, não possui cadastro imobiliário, tão pouco inscrição estadual ou municipal, o que banalizaria o serviço, acabando por permitir a qualquer pessoa utilizar seu carro para o transporte individual ou coletivo.

O representante da Associação dos Permissionários de Taxi – Aspertaxi solicitou que a Casa de Lei aprove um projeto de lei que proíba a atuação do aplicativo na cidade, estabelecendo multas e penalidades a seus infratores. Na semana passada, o Executivo havia encaminhado a sua Procuradoria um projeto versando sobre o tema.

O presidente da Casa, vereador Haroldo Kuzai (SD), colocou a Câmara à disposição da categoria e destacou, “parabéns aos taxistas que vieram até esta Casa, pois é o local mais adequado para debater este assunto”.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues