08/11/2016
Dilemário retorna à Câmara e Neno se despede com mais de 500 ações em 2 meses
Assessoria de gabinete
Vereador Neno do Pascoal e Dilemário Alencar, que retorna á Câmara
Reeleito com 3.332 votos na coligação com o prefeito eleito Emanuel Pinheiro (PMDB), o vereador Dilemário Alencar (PROS), retornou aos trabalhos na Câmara Municipal, nesta terça-feira (08/11), após uma licença de dois meses para a campanha eleitoral.  Por outro lado, o suplente Edmirço Batista, ‘Neno do Pascoal Ramos’ (PMDB) que assumiu a cadeira de Dilemário nesse período, se despediu, depois de um curto e intenso mandato: foram mais de 500 ações, entre elas, 301 indicações, 21 requerimentos e três projetos de lei apresentados.

No seu curto período atuando como vereador, Neno do Pascoal atuou buscando melhorias para todas as regiões da capital, priorizando a saúde. Com a experiência de representante do Conselho Municipal de Saúde e ciente dos problemas da área em toda a cidade, Neno focou a retomada das obras que se encontram paradas. Ele requereu explicações sobre  a paralisação das construções dos PSFs (Postos de Saúde da Família) do Real Parque, Jardim Passaredo, Jardim Imperial, Residencial Ilza Pícoli e Dr. Fábio. Além destas, outrass obras  continuam com a placa de construção e até hoje não foram iniciadas como as unidades de saúde do Tijucal, Rio dos Peixes, Cohab São Gonçalo, Nova Esperança e Centro de Fisioterapia do Planalto. “Estas unidades têm recursos garantidos e já deveriam estar concluídas. A sociedade merece, pelo menos, uma explicação”, afirmou.

Neno do Pascoal ainda fez a proposição de aumento do teto financeiro no repasse do Ministério de Saúde para o Sistema Único de Saúde de Cuiabá (SUS). Ao explicar que Cuiabá ampliou o atendimento de média e alta complexidade e inaugurou as UPAs do Morada do Ouro e Pascoal Ramos, além de habilitar hospitais públicos, como o São Benedito, Neno afirma que o repasse do Governo Federal não está sendo suficiente, devido à crescente demanda e ‘só aumentando o teto financeiro do município, a verba será ampliada para que o atendimento seja melhor nas unidades’.

Outra importante ação de Neno do Pascoal foi indicar a habilitação do município de Cuiabá no programa de Prontuário Eletrônico do Governo Federal. Esse programa, segundo Neno, visa habilitar todas as regiões do país em um prazo de 60 dias, com um dispositivo de banco de dados de todos os pacientes do SUS para melhorar e dinamizar o atendimento em todas as unidades.

“Também estamos requerendo que a prefeitura encaminhe ao Conselho Municipal de Saúde, demanda da habilitação das unidades para que seja solicitado ao Governo Federal, inclusão nos repasses mensais que são divididos em 25% aos municípios, 25% ao Estado e 50% para a União. Sem fazer isso, estamos perdendo recursos nesta importante área”, alertou Neno do Pascoal, citando que até hoje a UPA Pascoal Ramos está recebendo manutenção municipal e estadual, estando desenquadrada para recursos federais pelo fato da obra ainda não estar entregue em definitivo ao município. “Cobramos que os procedimentos técnicos, como alvará da vigilância sanitária, habite-se e entrega da obra sejam realizados urgentemente”, apontou.

Ao avaliar o fim de seus dois meses de trabalho como vereador, Neno ressaltou que “a experiência foi muito positiva, mesmo em um período eleitoral”. Segundo ele, sua equipe realizou um trabalho intenso, percorrendo todo o município em um ‘pente-fino’ que detectou necessidades em todas as regiões, cujas principais demandas foram na área de saúde, asfalto e saneamento.

Neno afirma que procurou ser um parlamentar atuante, ouvindo os anseios da população: “Desde que assumi o cargo, saí em visita aos bairros, ouvindo os moradores, líderes de associações e diretores de escolas. Fizemos um levantamento minucioso e extraímos as principais carências da população. Dessa forma, encaminhamos mais de 300 indicações de benefícios para toda a cidade”, disse Neno, afirmando que está deixando a Câmara Municipal, mas não a vida pública:

“Faço questão de agradecer ao vereador Dilemário Alencar e aos funcionários do Legislativo pela oportunidade de estar na Casa de Leis e aos demais vereadores, pelo apoio às minhas proposições. Tive espaço e realizei meu trabalho, certo de que cumpri meu dever neste curto espaço de tempo. Agora, pretendo continuar na militância do Conselho Municipal de Saúde, representando usuários do SUS, buscando melhorias na área de saúde. Continuarei sendo um homem público e lutando em defesa dos interesses da sociedade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do vereador Neno do Pascoal Ramos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues