12/06/2008
Projeto Papa Pilha Modelo é alvo de moção de aplausos
A rede de supermercados MODELO deverá receber Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá pela instituição do programa sócio-ambiental "PAPA PILHA". O programa, segundo o autor da proposição, vereador Éden Capistrano (PSDB), tem procurado ajudar a sociedade a exercer sua responsabilidade com o meio ambiente.

“Em Mato Grosso, descartar esses materiais está mais fácil, pelo menos nas cidades em que a rede de Supermercados Modelo possui lojas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra. Os coletores estão presentes em todas as 14 unidades da rede”, disse o vereador.

O objetivo do programa é conscientizar sobre a necessidade de dar um destino correto a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas em lixões e aterros sanitários, esses materiais podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.

Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, no entanto, nunca se degradam.

O Modelo é responsável pelos custos de coleta e repasse dos materiais deixados nos "Papa-Pilhas", e o Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre) pelo encaminhamento dos resíduos para uma empresa especializada e licenciada para realizar o trabalho de reciclagem.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro