04/06/2016
Cuiabá irá receber novos ônibus equipados com ar condicionado e wi-fi
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Marcrean Santos
Aprovada no final do ano passado, a lei de autoria do vereador Marcrean Santos (PRTB), que autorizava o Poder Executivo a disponibilizar, gratuitamente, o sinal de internet móvel através do sistema de Wi-Fi aos usuários do transporte público, começa a virar realidade.

“Estamos muito satisfeitos porque já sabemos que dentre os cinqüenta e cinco novos ônibus que estarão em Cuiabá, até o final deste mês, 29 já estão adequados com ar condicionado e Wi-Fi, apenas aguardando a liberação para começar a rodar”, comemora o parlamentar.

A lei de Marcrean estabelece que a conexão do sinal Wi-Fi será disponibilizada nos veículos e nos terminais do transporte coletivo dentro de Cuiabá, sendo que para a conexão, o usuário poderá utilizar celular, smartphone, tablet, notebook e demais aparelhos que possuam dispositivos compatíveis com o padrão Wi-Fi de conexão á internet, com controle de acesso de alguns serviços e sites.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Natal já oferecem este benefício em pelo menos algum de seus transportes públicos e, agora, Cuiabá passará a integrar este seleto grupo.

“O trabalhador cuiabano passa horas dentro do transporte público, em trajetos para o trabalho ou escola, pagando uma das mais altas tarifas de transporte de ônibus do país, nada mais justo que tenha a oportunidade de acessar uma conexão a internet para se informar, comunicar ou mesmo se divertir para passar o tempo, além disto, em ambiente climatizado”, argumenta o vereador.

Caberá à Secretaria de Mobilidade Urbana regulamentar as condições de uso deste sistema, assim como a forma de acesso dos usuários ao programa, através de um cadastramento para estabelecer a conexão de acesso.

O Executivo Municipal também irá informar os usuários do transporte público, por meio de placas, que serão afixadas em local de fácil visualização, a disponibilidade do serviço gratuito, além de prestar todas as orientações para a utilização do sistema.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC