03/06/2016
Escolas de Cuiabá poderão utilizar energia solar
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Wilson Kero Kero
O vereador Wilson Kero Kero (PSL) apresentou na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá (31/05) um projeto de lei que busca contribuir com o meio ambiente, possibilitando ás escolas do município, utilizarem energia solar.

O projeto vai possibilitar que as escolas de ensino infantil e fundamental instalem em suas dependências painéis solares como uma fonte complementar à elétrica.

O vereador entende que cada vez mais é fundamental que se busquem soluções que contribuam com o meio ambiente e, de fato, trabalhem com o conceito de sustentabilidade, mas, ao mesmo tempo, tragam barateamento de custos aos cofres públicos.

“Hoje as escolas não têm a liberdade para adquirir produtos como fontes alternativas para a obtenção de energia elétrica e, nosso projeto corrige esta falha. Além disto, esperamos que a iniciativa crie uma nova mentalidade, já que a energia solar é limpa, renovável e não impacta o meio ambiente”, explica o vereador.

Sabe-se que muitas vezes o custo inicial para a instalação de painéis solares pode ser aparentemente mais elevada, contudo, a médio e a longo prazo, este custo é reduzido e garante a relação custo benefício. “hoje o município tem um enorme gasto com energia, imagina se conseguimos instalar painéis em nossas escolas, quanto economizaríamos e, ao mesmo tempo, estaríamos contribuindo com o meio ambiente”, finaliza.

Um ponto importante a destacar é que, para incentivar a instalação de painéis solares no Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, fez uma Resolução que permite que a energia solar que sobra dos painéis seja injetada na rede elétrica, desta forma, a energia extra vai para a rede de distribuição, gerando um crédito de energia para aquele que possui o painel. Experiência em residências, mostra que os custos com a conta de luz chegam a diminuir em até 90%.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo