02/06/2016
Na semana do Meio Ambiente Rio Cuiabá ganhará limpeza
Assessoria de gabinete
Rio Cuiabá
O Projeto de limpeza do rio Cuiabá é uma iniciativa da "Associação Amigos do Rio Cuiabá" e tem como parceiros o professor e vereador Mário Nadaf (PV), além de órgãos público, voluntários, movimentos sociais, empresas e entidades sem fins lucrativos, que buscam sensibilizar a população para a limpeza e manutenção do nosso rio.

A ideia é aproveitar a mobilização que já ocorre na Semana do Meio Ambiente e mostrar a toda população, com ênfase nas pessoas que vivem às margens do rio e dele dependem direta ou indiretamente, a importância da manutenção do nosso maior patrimônio ambiental, econômico e social: o Rio Cuiabá.

“Com intuito de mobilizar, através de trabalho voluntário, e mostrar a importância em manter o rio limpo e vivo, para que continue sendo nosso cartão de visita, nossa fonte de recursos e enchendo o Pantanal, patrimônio ambiental mundial, de vida” disse o vereador.

A ação ocorrerá em 4 de junho (sábado), tendo a concentração às 7h na ponte Júlio Muller na região do Porto, com a concentração de centenas de voluntários chamando a atenção para a importância do rio.

Parte destas pessoas ocupará pequenas embarcações onde farão a coleta e destinação de resíduos sólidos depositados às margens do rio, desde a Ponte Júlio Muller, até a região do São Gonçalo Beira Rio – Carrapicho, num total de 5 Km de margens limpas em ambos os lados.

Serão 25 equipes embarcadas, com duas a três pessoas por embarcação, que sairão da ponte Júlio Muller e se distribuirão ao longo do trecho. Ainda ocorrerá mobilização das comunidades ao longo do trajeto, sendo elas: Porto, Praeirinho e São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, Alameda e Carrapicho, em Várzea Grande.

“Além da limpeza, faremos doação de 100 mudas frutíferas e ornamentais, típicas do bioma do cerrado”, afirmou Mário.

O evento conta com o apoio da Teoria Verde, Eu Amo Eu Cuido, deputado estadual Wancley Carvalho, Associação Cuiabá e seus afluentes, Associação do bairro São Gonçalo Beira Rio, Companhia Mato-Grossense de Mineração, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Partido Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá e entre outros.

A Associação Amigos do Rio Cuiabá também procura novos parceiros que queiram somar forças na defesa do rio. Os interessados podem entrar em contato com o gabinete do professor e vereador Mário Nadaf, pelo telefone (65) 3617-1554.

Josiane Barros - Assessoria de Imprensa - Plenário MT

Contatos: (65) 3025-6662 / 9936-6662