25/05/2016
Vereador propõe lei para promover a prevenção ao câncer de mama
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Wilson Kero Kero
Durante a sessão plenária desta terça-feira (25), o vereador Wilson Kero Kero (PSL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal, que pretende contribuir com a saúde das mulheres em Cuiabá. O projeto propõe que as servidoras públicas do município, a partir dos 40 anos, sejam dispensadas, sem prejuízo da remuneração, para realizarem uma mamografia.

O dia para a realização do exame, que deve ser feito anualmente, será escolhido pela servidora, mas no mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, que é dedicado ao combate ao câncer de mama e contribui para fortalecer a campanha nacional.

“Pensamos especialmente em atingir ao funcionalismo público, mas essa é uma forma de criar o hábito nas mulheres e, além disto, incentivar outros órgãos, criando a conscientização para a realização deste exame como forma de prevenção”, justifica Kero Kero.

O câncer de mama é uma dos que mais atingem a população feminina, contudo, quando detectado precocemente, tem um elevadíssimo índice de cura. Sendo assim, são a realização do auto exame, feito periodicamente pelas próprias mulheres e, a execução da mamografia, os melhores recursos para a prevenção deste tipo de câncer.

O vereador defende que diante dos conhecimentos atuais sobre o tema, leis como esta fomentam políticas públicas que incentivam as mulheres a realizarem a mamografia, que deve ser feita ao menos uma vez ao ano, com o intuito de prevenir a doença.

O projeto de lei já foi aceito em plenário e segue para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Luciana Oliveira Pereira- Secom CMC