11/05/2016
Vereador Leonardo de Oliveira homenageia festeiros de Senhor Divino
Thiago Cesar - Secom/CMC
O vereador Leonardo de Oliveira (PSB) prestou homenagens, na manhã desta quarta-feira (11),  com Moção de Aplausos, em solenidade no Auditório Ana Maria do Couto – May - aos diversos festeiros do Senhor Divino, em Cuiabá.

As homenagens não só lembraram, historicamente, dos mais antigos e fervorosos festeiros, como detalhou fatos de como era comemorado o Dia do Divino pelos cuiabanos.

A Festa do Senhor Divino Espírito Santo, teve origem no tempo do Brasil Império é sem dúvida alguma uma das mais antiga e tradicional Festa Cultural Religiosa de Cuiabá, com cerca de 184 anos e foi unificada em meados da década de 30 (até então o evento era dividido entre o bairro do Porto e a Catedral).

A Festa do Senhor Divino Espírito Santo é realizada no período do Tempo Pascal, nos dias que antecedem a Solenidade de Pentecostes, a Festa Litúrgica da Igreja Católica Apostólica Romana em que se celebra o derramamento do Espírito Santo sobre a face da Terra (cf. Atos 2, 1-36).

Durante nove dias os fiéis e festeiros se reúnem para oração da Novena do Divino Espírito Santo e percorrem casas e comércios com a Bandeira do Senhor Divino, entregando a bençãos do Espírito Santo e o pão abençoado.

Mais Fotos

Jê Fernandes – Secom/CMC