Início
NOTÍCIAS
04/05/2016
Câmara de Cuiabá homenageia mães com exemplos de superação
Thiago Cesar - Secom CMC
Sessão Solene em Homenagem ao Dia das Mães
A vereadora Lueci Ramos (PSDB) presidiu a sessão solene da Câmara Municipal, que hoje (04) homenageou diferentes mães, exemplos de superação na Capital.

“Meu objetivo hoje foi trazer mulheres para falar sobre sua vida, suas experiências, para nos fazer refletir e vermos que conseguimos sempre o que almejamos, que somos capazes”, explicou a vereadora, durante sua fala de agradecimento pela participação de mais de 200 pessoas no encontro. 

Helena Antunes, de 63 anos, que trabalha há cinco anos como operadora de pá carregadeira, uma profissão dominada por homens, contou um pouco sobre sua história. Sofrendo preconceito desde o início do curso, quando foi se preparar para aprender a operar a pá carregadeira, Helena, que é mãe e avó, ouviu dos colegas - todos homens, que ela deveria estar em casa fazendo tricô para os netos.

“Ouvi que além de ser mulher eu era velha, mas nunca respondi. Não adianta discutir, quem pensa assim não vai deixar de pensar porque você começa uma discussão. É só provar com trabalho. O que quero deixar para vocês é que a gente não deve abaixar a cabeça diante dos desafios. Basta ter força de vontade e fé em Deus”, defendeu a mulher que bravamente agüenta uma jornada de 12 horas de trabalho noturno, situação abandonada por muitos de seus colegas homens.

Marcela Santana de 24 anos, que foi mãe solteira aos 19 e sonhava em ser mãe desde pequena, foi surpreendida com a maternidade muito cedo. Ela conta que recebeu parabéns somente da sua mãe e sofreu muito com os comentários de outras pessoas, de que sendo mãe sua vida teria acabado e que ela não daria conta desta missão. 

“Eu decidi que não seria mais uma na estatística e fui criar meu filho sozinha, não deixei pra minha mãe cuidar, ele é meu filho. Tive ele sozinha e criei ele sozinha. Sempre encontrei pessoas boas e acho que quando somos bons e honestos isso acontece. Hoje sou mãe, tenho meu filho, sou micro empresária, tenho meu companheiro e não sou uma estatística. Não preciso de nenhuma assistência do governo”,  comemora Marcela.

Outra mãe que contou um pouco de sua experiência foi dona Dodô, Dolores Francelina de 80 anos, que apesar de ter apenas uma filha biológica é mãe de toda uma comunidade. “Sou mãe de todos, até de meus vizinhos. Como é lindo ser mãe, essa é uma palavra muito abençoada, mas mãe é assim, um dia está alegre e sorrindo, no outro está triste porque sofre com os problemas de seus filhos, mas somos assim, somos as heroínas de nossos filhos”, alegra-se a idosa.

A vereadora Lueci também contou um pouco de sua história, da adoção com apenas um ano, quando foi retirada a força de sua mãe. Adotada por primos do pai, ela teve muita atenção deles. Aos quatorze anos saiu da terra natal para estudar e conseguiu fazer faculdade e se casou em Cuiabá, onde teve 3 filhos. Apesar dos preconceitos, trabalhou muito e se preparou para se tornar vereadora. Já em seu quinto mandato, Lueci comentou as dificuldades pelas quais as mulheres passam. 

“Cada uma de nós tem seu trabalho, tem suas funções, não é fácil. Minha família são meus filhos, minhas colegas e companheiras, tenho em cada uma de vocês minhas irmãs”, agradeceu a vereadora.

A sessão solene contou com a presença de artistas locais, como Andréa Curi, que iniciou a sessão solene com o Salmo 23 em louvor. O evento também teve um sorteio de lembranças, como artigos de decoração e perfumaria, às mães presentes.

As fotos do evento podem ser acessadas pelo site, em Banco de Imagens - EVENTOS.


Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/11 - Vereador apresenta projeto que cria Programa de Prevenção a Endometriose na Rede Municipal de Educação
26/11 - Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi tema de Sessão Solene
26/11 - Câmara derruba vetos do Executivo a dois projetos de lei
26/11 - Vereadora defende fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher
25/11 - Patrolamento e limpeza de ruas e praças são temas de indicações
25/11 - Servidores da Câmara participam de curso de formação de brigadistas
25/11 - Vereador cobra melhorias no serviço terceirizado pela Águas Cuiabá
25/11 - Câmara assina convênio com Colégio Adventista e garante desconto para servidores
25/11 - Projeto garante instalação de aferidor de esgoto em residências de Cuiabá
24/11 - Vereador viaja em comitiva com prefeito e secretária para cobrar pautas da Saúde
24/11 - Vereador apresenta anteprojeto sobre regularização fundiária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.