03/05/2016
Toninho de Souza vota a favor de Intervenção na CAB Cuiabá
O vereador Toninho de Souza (PSD) foi um dos parlamentares que votou a favor do decreto de Intervenção da CAB Cuiabá, que foi enviado pelo prefeito Mauro Mendes à Câmara Municipal de Cuiabá para ser votado em regime de urgência durante a sessão ordinária desta terça-feira (03).

“Entendemos que esta é a medida mais sensata e correta no momento, pois a CAB não estava dando conta do serviço, não tem condições financeiras de tocar o serviço em Cuiabá, ela teria, se conseguisse a liberação de um empréstimo que chegou a ser feito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), mas em razão da Queiroz Galvão, que é mantenedora da CAB, ter sido pega na Operação Lava Jato, esse dinheiro não foi depositado nas contas da empresa”, explicou o parlamentar.

Toninho de Souza explicou ainda que a arrecadação da empresa não é suficiente para atender o que foi determinado em contrato. “A empresa hoje sobrevive daquilo que arrecada e isso não é suficiente para o cumprimento do contrato, então a prefeitura tem razão em fazer a intervenção, por isso acho que o prefeito tomou a medida certa, por isso nós Câmara Municipal, estamos referendando aquilo que o prefeito decidiu e que a população vem pedindo há muito tempo, a CAB não consegue com esse recurso que ela arrecada cumprir aquilo que ela assinou de contrato com o município, que era expandir o serviço, fazer o tratamento de esgoto, ou seja, ela não dá conta de fazer o que ela assumiu na cidade”, finalizou o parlamentar.

O projeto enviado pelo prefeito, autorizando a intervenção na CAB Cuiabá foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá.

Sobre a Intervenção:

Graves irregularidades detectadas pela Comissão Especial de Auditoria que apurou a situação da CAB Cuiabá, e atendendo a recomendação da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá), levaram o prefeito Mauro Mendes a decretar a intervenção na concessionária que tem a concessão do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cuiabá. O prazo de intervenção é de 180 dias, prorrogáveis.

A decisão do prefeito foi anunciada durante a entrega do relatório de 70 páginas elaborado pela comissão que foi criada pelo Decreto nº 5.923 assinado em dezembro passado por Mauro Mendes. Pelo que foi apurado durante o trabalho, presidido pelo procurador-geral do Município, Rogério Gallo, além das dificuldades criadas pela situação do controlador, o Grupo Galvão Engenharia, que pediu recuperação judicial, a comissão concluiu que houve gestão temerária e existem claros indícios de desvio de recursos da concessão.

Assessoria de Imprensa - Verônica Rakel