12/04/2016
Secretário de Saúde é convidado a esclarecer inauguração da UPA Pascoal Ramos
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Toninho de Souza sugere convidar secretário de Saúde
De acordo com a programação oficial do aniversário de 297 anos de Cuiabá, está marcada para dia 29 de abril, a inauguração da UPA Pascoal Ramos, fato que fomentou debate no plenário da Câmara de Cuiabá, durante a sessão ordinária desta terça-feira (12).

A discussão foi iniciada pelo vereador Allan Kardec (PT), que esteve semana passada no bairro, visitando a obra da unidade de saúde e, ouviu a preocupação da comunidade, que já foi informada de que a UPA será inaugurada, mas o setor de urgência e emergência será imediatamente suspenso.

“Essa Casa precisa antecipar essa discussão, para que não aconteça essa atrocidade”, alertou Allan, que também lembrou a importância do funcionamento pleno da unidade, que deverá atender diretamente a 55 bairros.

O vereador Arilson da Silva (PT), que esteve na véspera do aniversário de Cuiabá visitando a obra, reforçou a preocupação. “Estivemos no local e a obra está em fase de conclusão, estavam sendo feitas ainda a pintura, colocação de pisos, só vemos que será possível entregar o prédio, a parte física, sem condições de atender ao público”, afirmou Arilson.

Ricardo Saad (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ainda ampliou a preocupação, devido a informações recebidas de que a inauguração da UPA Pascoal Ramos vai acarretar o fechamento da Policlínica do Coxipó.

“A UPA não foi feita para atender consultas e se desativarem a Policlínica, estarão desvirtuando as suas finalidades”, pontuou Saad, que destacou a lei 6.012/2015, de sua autoria, publicada em dezembro do ano passado, proibindo a inauguração e entrega de obras públicas incompletas ou que não estejam em condições de atender á população. “É preciso fazer valer a lei”, concluiu.

O vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) subiu na tribuna para lembrar que esse tipo de atitude já ocorreu, quando o Hospital São Benedito foi inaugurando mesmo sem estar prontamente funcionando. Além disso, alertou “a UPA faz parte de um programa do Governo Federal que vem para ampliar serviços ao cidadão. É inaceitável falar em reduzir postos de atendimento, cada um tem sua finalizade”, indignou-se o parlamentar.

Com a discussão, os vereadores propuseram que fosse feito um requerimento para que o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza, prestasse esclarecimentos sobre o fato na próxima sessão plenária, a ocorrer na quinta-feira (14).

Toninho de Souza (PSD), que presidiu a sessão, sugeriu que o secretário fosse convidado a comparecer á Casa de Leis, já que regimentalmente não há tempo hábil para um requerimento. “Como o assunto é de extrema importância e de interesse público, convidamos o secretário para esclarecer como a UPA será inaugurada nesta data e, podemos ampliar seu tempo de fala para esclarecer outros pontos da área da saúde”, finalizou Toninho.

O convite ao secretário, para que compareça á Casa na próxima sessão, ficou a cargo do vereador Onofre Júnior (PSB), líder do Governo.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues