18/03/2016
Blitz da Saúde constata falta de médicos na Upa Morada do Ouro
Ednei Rosa
Blitz da Saúde
A Comissão Especial de Fiscalização às Unidades de Saúde de Cuiabá denominada “Blitz da Saúde”, esteve na manhã desta sexta-feira (18) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro. O objetivo da visita foi verificar in-loco às condições de trabalho dos profissionais da área de saúde - médicos e enfermeiros, medicamentos e o atendimento à população. A visita da Comissão foi realizada no período em que os médicos da Rede Pública de Cuiabá se encontram em greve há mais de 15 dias.

Durante a visita a Comissão observou que à falta de médicos ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelos pacientes que buscam a Unidade de Saúde, principalmente pediatras, e a demanda para esta especialidade era grande no momento em que era realizada a fiscalização na Unidade de Saúde.

Dona Odaléia veio do bairro Jardim Brasil trazer o filho com febre e já esperava à horas o atendimento. “Cheguei aqui cedinho e até agora nada, meu filho está com mais de 38 graus de febre e não tem pediatra para atendê-lo”, explicou.

Já dona Marli Aparecida esperava por atendimento para a filha desde a quinta-feira, tudo em vão. “Vim aqui hoje novamente para ver se consigo um pediatra, a situação aqui está complicada, o que vamos fazer com nossos filhos doentes e precisando de médicos que não estão aqui”, desabafou.
O vereador Toninho de Souza que preside a Comissão Especial de Fiscalização às Unidades de Saúde entrou em contato com a secretaria de Saúde para informar o problema enfrentado na Unidade e que se tratava de urgência.

“Falta pediatras aqui na UPA, conseguimos com a Blitz da Saúde cobrar da Secretaria a recolocação de um profissional da área aqui, e houve um compromisso de um pediatra para atendimento não só hoje, mas para os outros dias também. Nós entendemos a necessidade de um pediatra, não podemos mandar a mãe embora com uma criança doente. E por isso nós cobramos, esse é o papel do vereador, é o papel da Blitz da Saúde, fazer com que a população tenha esse atendimento elementar, um profissional pago para atendê-los cumprindo com o seu papel”, explicou o parlamentar cuiabano.

Durante a visita da Comissão também foi constatado problemas estruturais como a rede elétrica que possui uma capacidade muito baixa para suportar a demanda de equipamentos. Um exemplo é a máquina de Autoclave que não funciona devido à baixa capacidade de energia na Unidade de Saúde. O ar condicionado também tem problemas de funcionamento devido à energia. A Unidade também precisa da contratação de novos técnicos em enfermagem, vigias e funcionários que fazem a limpeza da Upa. Em relação aos medicamentos a farmácia precisa de uma quantidade maior e de opções de medicamentos, os que constam no estoque também não são suficientes para atender a demanda.

Para Toninho de Souza esses são problemas que precisam ser resolvidos com urgência, pois a demanda é grande e o paciente não pode sofrer mais ainda com a carência de serviços. “Vamos cobrar do secretário que faça o quanto antes estas adaptações, que busque melhorias para a Unidade que é referência para a população cuiabana”.

Participaram da visita os vereadores membros da Comissão, Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB), Arilson da Silva (PT) e Oséas Machado (PSC).

Verônica Rakel
Site: www.toninhodesouza.com.br