16/03/2016
Vereador pede iniciativa do Executivo para acabar com a greve na saúde
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Maurélio Ribeiro em uso da tribuna
Durante a sessão ordinária de ontem (15) na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) utilizou a tribuna para chamar a atenção do Prefeito Mauro Mendes, para a responsabilidade com a população. Maurélio lembrou que os médicos já estavam a nove dias em greve, mas o Executivo ainda não se dispôs a negociar com a categoria.

“Quem sofre é a população que aguarda o atendimento. Quando cem por cento do quadro está atendendo, já temos problemas, imagina quando somente 30% estão atuando? Está mais do que na hora do Prefeito chamar a categoria para uma conversa. Ele foi eleito pelo povo, ele tem que tomar essa iniciativa em respeito à população”, ressaltou Maurélio.

Outro ponto levantado pelo vereador foi à sinalização do Executivo em buscar um novo modelo de atuação dos médicos, para o retorno do funcionamento do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Capital. O Centro parou de atender á população após 54 servidores serem punidos e suspensos, com alegação de que não cumpriam a carga horária.

“É um momento de lucidez, mas só acredito vendo. Estamos aguardando chegar a esta Casa uma regulamentação por parte do Executivo e iremos apoiá-la para que o CEM volte a funcionar e corrija essa injustiça com servidores de carreira”. O parlamentar afirma que no período da punição, existiam profissionais que já estavam com processo de aposentadoria em tramitação e agora, correm o risco de serem exonerados, mesmo tendo anos de serviços prestados aos munícipes.

Maurélio também aproveitou para reforçar seu pedido para que seja nomeado o mais rápido possível, os 04 vereadores que irão integrar a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das obras do Novo Pronto Socorro Municipal e das UPAs Verdão e Pascoal Ramos. A comissão especial foi proposta por Maurélio no início de fevereiro e aprovada em Plenário.

O parlamentar busca garantir um melhor acompanhamento das obras em andamento, verificando, por exemplo, se as obras estão de acordo com o projeto original, atendendo ao cronograma físico e financeiro, entre outros aspectos, para que a população não fique tanto tempo aguardando pelos serviços de saúde. “Já temos muitas obras demoradas e inacabadas na cidade”, desabafa Maurélio Ribeiro.

Nesta semana, o vereador também encaminhou quase 30 indicações ao Executivo municipal. São solicitações de moradores que estiveram no gabinete ou se encontraram com o vereador nos bairros.

As demandas são para serviços de patrolamento e encascalhamento, limpeza de ruas, colocação de placas de sinalização, operações tapa buracos, recuperação de bueiros, reparos na iluminação pública e limpeza de áreas externas em unidades de saúde e praças. Os bairros a serem beneficiados são o Pascoal Ramos, Parque Atalaia, Residencial Nilce P. Barreto - no Distrito Industrial e região central da Capital.

Contato do Gabinete – 65 3617-1556

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC