Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/03/2016
Vereador Lilo Pinheiro quer combater o preconceito contra portadores do vitiligo
Assessoria de gabinete
Vereador Lilo Pinheiro

O Vereador Lilo Pinheiro (PRP) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá um Projeto de Lei que institui o Dia Municipal dos Portadores de Vitiligo, a ser celebrado no dia 1º de agosto de cada ano, no município de Cuiabá.

A proposta visa a promoção de ações municipais e privadas voltadas para a melhor qualidade de vida dos portadores desta doença. 

O Vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões podem aparecer em partes isoladas do corpo ou espalhar-se por quase toda a pele, atingindo principalmente as genitais, cotovelos, joelhos, face e extremidades inferiores e superiores. 

O dia de conscientização será no dia 1º de agosto, por coincidir com o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo, data de fundação da primeira associação voltada aos portadores. Com objetivo de lutar pela melhoria da qualidade de vida, e chamar atenção de todos, pois apesar de conhecida, os portadores ainda sofrem com a discriminação e o preconceito.

“O que se faz necessário é que as pessoas mudem seus conceitos sobre o Vitiligo entendendo que os portadores podem, sim, interagir com o próximo, e ter uma vida normal por se tratar de um problema de pigmentação da pele, não sendo contagioso.” 

O vitiligo é uma doença bastante comum que afeta cerca de 1 a 2% da população mundial. Não é considerada uma fatal, pois não afeta nenhum órgão vital. No entanto, é uma doença que afeta profundamente a aparência das pessoas, o que gera um grande preconceito pelo desconhecimento da população. Logo, os portadores de Vitiligo tendem ao isolamento.

“Precisamos criar iniciativas que busquem sensibilizar a sociedade e as autoridades públicas para a problemática dos portadores de vitiligo, pois só assim, seus portadores poderão ter um tratamento mais adequado e uma maior ressocialização”. 

“O intuito da nossa iniciativa é de criar cada vez mais mecanismo que busquem sensibilizar a sociedade para a questão das pessoas com vitiligo, para que tenham um tratamento adequado, com as informações necessárias e aceitação por parte de todos", afirma o parlamentar.


Assessoria de Imprensa - Josiane Barros

Informações: (65) 3025-6662/9936-6662



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.