30/05/2008
Câmara homenageia profissionais do áudio-visual cuiabano
Secom Câmara/CBA
Sessão Solene em homenagem alusiva aos 100 anos de Cinema em Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá homenageou e concedeu Moções de Aplausos a profissionais do áudio-visual cuiabano em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 30 de maio, e requerida pelo ex-secretário de cultura da Capital e atual vereador, Francisco Vuolo (PR).

Entres os homenageados na sessão alusiva aos 100 anos de Cinema em Cuiabá e ao 15° Festival de Cinema e Vídeo estava o jornalista Pedro Rocha Jucá, que na década de 60 desenvolvia pensamentos críticos e por meio de sua coluna mantinha os mato-grossenses atualizados sobre o cinema no mundo. O jornalista conta que foi no cinema onde ele viu uma das maiores manifestações da humanidade e acredita que os mato-grossenses têm ainda grande débito com o cinema.

Outro homenageado na solenidade estava Luiz Carlos de Oliveira Borges, cineasta e presidente do Instituto Cultural América (INCA) que realiza o Festival de Cinema e Vídeo em Cuiabá. Segundo Borges, o cinema juntamente com a locomotiva foram os produtos da Revolução Industrial que os cuiabanos mais almejaram, mas acredita que a memória do cinema no Estado foi perdida e que vários cineastas que o antecederam foram esquecidos.

O cineasta acredita ainda que para recuperar a memória do cinema e desenvolver o áudio-visual no Estado é necessário atitudes positivas e políticas públicas de incentivo para que toda a população tenha acesso às salas de cinema. “O cinema foi considerado a arte menor aqui em Mato Grosso. Para se ter uma idéia, o alvará de funcionamento de uma sala de cinema em 1920 era mais barato que a matrícula de um engraxate”, contou. “Nós cuiabanos estamos perdendo a nossa cultura não por falta de luta e esforço, mas por causa da poderosa máquina cultural que são os filmes hollywoodianos que estão colonizando o mundo todo”, afirmou ainda.

Borges conta que o INCA luta pelo projeto de construção de uma sala em Cuiabá para a realização do Festival de Cinema e Vídeo realizado todo ano, mas ainda não tem o terreno. Por isso, o Instituto conta com o apoio da Universidade Federal, onde no início eram exibidos os filmes, e do Shopping Pantanal que cede atualmente sala de cinema para a realização do evento. A expectativa do INCA é que participem do 15º Festival 150 mil pessoas, cinco mil a mais que no ano passado.

O vereador Francisco Vuolo revela que destinou mais de 50 % de sua emenda parlamentar para a área da Cultura em Cuiabá e destes, R$ 25 mil são para o incentivo ao cinema. “O Brasil ainda é novato nas artes cinematográficas e apesar de estarmos fazendo 100 anos de cinema, não temos políticas públicas de incentivo à 7ª arte. A profissão de cineasta é tão recente quanto a liberdade de expressão. Em mato grosso o cinema e os vídeos são feitos por lutadores", comentou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!